As Pedras Élficas de Shannara – Terry Brooks (Opinião)

imagePublicação: 15/01/2015
Editor:
Saida de Emergência
ISBN:
9789896379087
Preço Editor: 17,76€
Minha classificação: 4 estrelas em 5 estrelas.
Goodreads Review

Opinião: Neste livro, ideal para os fãs de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, é nos contada a história da luta pela sobrevivência dos Quatro Reinos através da salvação da vida de Ellcrys, uma árvore que, segundo lendas élficas, mantém vários demónios negros presos, até que esta começa a adoecer e é ai que aparece Allanon, o último druida, que diz que a árvore irá morrer em breve, o que significa a libertação desses demónios. Entretanto, quando se pensava que os Escolhidos poderiam salvar a árvore, impedindo-a de morrer, estes são mortos por um demónio que escapa da probição (a prisão), excepto um: Amberle, a neta do rei do Elfos. Sendo que esta havia fugido à algum tempo, o druida inicia então uma viagem em busca de Wil, um rapaz meio elfo, meio humano, que terá como missão encontrar Amberle, e protegê-la, enquanto esta tentará salvar a vida da árvore e os Quatro Reinos dos terrível destino que os aguarda.

Ao ler este livro foi-me impossível não fazer duas coisas: Comparar o livro à série e lembrar-me de O Senhor dos Anéis. Relativamente a este último ponto, é notável a inspiração e semelhança deste livro com os livros do J. R.R. Tolkien, a partir das aventuras, das espécies existências e principalmente pela missão de Wil e Amberle.
Não é uma escrita fluente, no sentido de que é um pouco cansativa, por ter imensas páginas seguidas sem um único diálogo (algo a que não estou habituada) e também por descrever, durante bastante páginas, a guerra decorrida entre os demónios e o exército élfico. Porém, e apesar disto, a história é cativante e bem construída, tal como os personagens que achei interessantes e bem desenvolvidos.
Quanto ao primeiro ponto “Comparar o livro à série”, em breve irei fazer um artigo só sobre esta comparação, claro, mas por agora, o que posso dizer é que excluindo os personagens, a “missão” e uns poucos detalhes, a série tem imensas mudanças em relação ao livro.
Fica mais abaixo o trailer para quem não conhece a série. E como é óbvio, recomendo-a, tal como ao livro! Caso tenham MOV na vossa televisão, a série estreou dia 11 de Janeiro, de modo que deverá estrear um novo episódio todas as segundas-feira (Para mais informações, vejam na programação da vossa box.)

Sinopse: “Uma das sagas de fantasia mais populares de sempre, agora uma série épica no canal de televisão MOV. Milhares de anos depois da destruição do mundo tal como o conhecemos, uma nova lei impera sobre o mundo: a da magia. No entanto, avizinha-se uma ameaça terrível: uma horda de demónios impiedosos começa a trazer a morte e a destruição sobre todos os povos. Apenas Wil Ohmsford, último herdeiro da linhagem de Shannara, detém o poder para proteger a princesa Amberle numa demanda impossível para salvar o mundo. Mas quando o próprio Ceifador lidera as hostes negras para os capturar, será Wil capaz de controlar a magia das misteriosas Pedras Élficas de Shannara?”

Anúncios

2 thoughts on “As Pedras Élficas de Shannara – Terry Brooks (Opinião)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s