Fangirl – Rainbow Rowell [Opinião]

26632196Título Original: Fangirl
Publicação: 2015
Editor:
Edições Chá das Cinco

ISBN: 9789897102097
PVP: 17,76€
A minha classificação: 4,5/5 estrelas

Sinopse: Cath ama os seus livros e a sua família. Haverá espaço para mais alguém? Todo o mundo é fã dos livros de Simon Snow. Mas Cath vai mais longe: ser fã desses livros tornou-se a sua vida. Ela e a sua irmã gémea, Wren, refugiaram-se na obra de Simon Snow quando eram miúdas, e na verdade foi isso que as salvou da ruína emocional que foi a perda da mãe. Ler. Reler. Interagir em fóruns, escrever ficção baseada na obra de Simon Snow, vestir-se como as personagens dos livros. Mas essas fantasias deixam de fazer sentido quando se cresce, e enquanto Wren facilmente abandona esse refúgio, Cath não consegue fazê-lo. Na verdade, nem quer. Agora que vão para a universidade, Wren não quer ficar no mesmo quarto de Cath. E esta fica sozinha e fora da sua zona de conforto. Partilha o quarto com uma miúda arrogante; tem um professor que despreza os seus gostos; um colega atraente mas que apenas fala sobre a beleza das palavras… e, ainda por cima, Cath não consegue parar de se preocupar com o seu pai, tão querido, frágil e solitário. A pergunta paira no ar: será que ela consegue triunfar sem que Wren lhe dê a mão? Estará preparada para viver a vida em seu nome? Escrever as suas próprias histórias? E se isso significar deixar Simon Snow para trás?

Opinião: Fangirl é um livro sobre uma rapariga, Cath, que, juntamente com a irmã gémea, inicia o seu primeiro ano de universidade. Algo a distingue das outras raparigas: O seu vicio pelo Simon Snow e o mundo deste. E é nisto que o livro se baseia: No vicio dela em querer terminar a sua fan fiction sobre Simon Snow antes da própria escritora publicar o oitavo e último livro. Mas ao entrar na vida da universidade, Cath vê-se dividida entre “socializar” mais com outras pessoas, como Levi, o namorado da sua colega de quarto, e com um dos seus colegas de “Escrita criativa”, Nick, e tentar terminar a sua fan fiction.

Adorei imenso a forma como a história se foi desenvolvendo. Achei a escrita leve, e diferente de muitos outros escritores de livro juvenis e de YA (young-adult), o que despertou em mim uma enorme curiosidade sobre o que iria acontecer com a personagem principal, Cath, uma rapariga fechada no seu mundo, onde o personagem principal é Simon Snow. E de certo modo, acabei por me identificar com ela.
Gostei principalmente do Levi, que é apresentado como sendo um personagem extrovertido, com sorrisos para “dar e para vender”, que contagia tudo e todos com a sua constante boa disposição. Sinceramente, eu adoraria ter o Levi como um melhor amigo! Quem não gostaria? E foi por isto que adorei este livro. Apesar de não ser o personagem principal da história, ele consegue fazer um leitor apaixonar-se e viciar-se pelo livro.
Sem dúvida, este é o livro ideal para os fãs de John Green!

Advertisements

8 thoughts on “Fangirl – Rainbow Rowell [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s