Género literário favorito (e Top 5 escritores)

Como qualquer pessoa, tenho o meu género literário favorito, que é Fantasia.
Desde criança que este género têm vindo a ser aquele que mais me cativa, e com fantasia quero dizer.. livros distópicos, livros com vampiros, livros que têm lugar num mundo/tempo que não existe/existiu.. Um mundo de fantasia.
Lembro-me que o primeiro livro que li, oficialmente, sem ser obrigatório na escola, foi Harry Potter e a Pedra Filosofal ou então Crepúsculo. Sei que foi um destes! Não importa qual foi, na verdade, pois lembro-me que ambos foram livros que me fizeram abrir mais a minha mente a este mundo literário, e até hoje já li cerca de 140 livros!

Mas ainda falando deste género…
Foi realmente o género que me abriu as portas à literatura e é até hoje o género que mais gosto, sem dúvida! Digo isto, pois pelo menos 40%, ou arrisco-me até a dizer que metade, dos livros que tenho são de fantasia. Além disso, sempre que leio livros de fantasia, vejo-me muito mais agarrada, viciada neste tipo de livros do que nos outros (romance, policial, etc).

E por último, deixo então o meu “top” de escritores/livros favoritos, pois a maioria dos meus escritores favoritos pertence, obviamente, a este género literário!

Top 5 de escritores dentro deste estilo literário (e livros):

1. Cassandra Clare: Esta é a minha escritora favorita, a seguir da Lesley Pearse (romance), se formos ignorar os géneros literários. E não há um único livro dela que eu possa dizer que não seja o meu favorito.

2. Kiera Cass e a trilogia A Seleção: Em Portugal, ainda só foi lançada a trilogia d’ A Seleção, mas esta escritora já entrou para as minhas favoritas deste genéro.

3. Suzanne Collins: Não está na minha lista de “Escritores favoritos” (como as duas escritoras anteriores) mas está na lista das minhas favoritas deste género, e “Em Chamas” é sem dúvida o meu livro favorito, apesar de ter muito carinho por “Jogos da Fome” (Jogos vorazes no Brasil).

4. Veronica Roth: Coloquei-a em quarto lugar, mas ela e a Suzanne Collins estão praticamente ao mesmo nível, para mim. Já li os quatro livros dela publicados, e talvez Divergente seja o meu livro favorito, apesar de ter achado “Quatro” um livro ótimo!

5. Rick Yancey e a 5ª Vaga: Ainda só foram publicados 2 dos 3 livros da trilogia A 5ª Vaga (A 5ª Onda no Brasil), e apesar de gostar do mundo criado por ele, só gostei do 1º, pois “Mar Infinito” (que é o segundo livro) foi um pouco fraco.

Extra: Não é a minha escritora favorita, porque nunca gostei muito da escrita dela, mas o mundo criado pela J.K. Rowling é sem dúvida o meu favorito de todos os mundos criados (e citados) acima. Harry Potter é parte da minha infância e é por isso que para mim este não tem lugar em nenhum “Top”, pois não tem comparação a nenhuma saga. Para mim Harry Potter é único.

ENGLISH VERSION:

Like any person, I’ve my favorite literary genre, which is Fantasy.
Since child, that this genre has been the one that mostly catches my attention , and when I say “Fantasy”, I mean .. dystopian books, books with vampires, books that take place in a world/time that doesn’t exist/didn’t existed .. A world of fantasy.
I remember that thee first book I read, officially (that wasn’t required by a teacher/school), was Harry Potter and the Philosopher’s Stone or Twilight (by Stephenie Meyer). I’m sure that was one of these! No matter what of these two books was the first because I remember that both these books were the ones that made me open up my mind to this world (of books, I mean), and until now, I’ve read about 140 books!

This genre was the one that opened to me the doors to literature’s world and it’s today my favorite genre! I say this because at least 40%, or I dare to say that half of the books that  I have belong to the fantasy’s genre. Besides, everytime that I read fantasy’s books, I find myself much more addicted in this type of books than in the others (romance, police, etc.).

And finally, I let you down below my “top” of writers / favorite books, because most of my favorite writers belong, obviously, to this genre!

Top 5 writers of Fantasy (and their books):

1. Cassandra Clare: This is my favorite writer, after Lesley Pearse (a writer of romance’s novels), if we don’t consider the genres. And there is not a single book that I can say that isn’t my favorite.

2. Kiera Cass and the The Selection’s trilogy: Here in Portugal, it has only released the The Selection’s trilogy, but this writer has already joined to my favorite of this genre.

3. Suzanne Collins: She’s not on my list of “Favorite Writers” (as the two previous writers) but is on the list of my favorites of this genre, and “Catching Fire” is my favorite book, but I also like “The Hunger Games” a lot!

4. Veronica Roth: I’ve read the four books that she published till now, and Divergente is maybe my favorite book, but I also think that Four is a great book!

5. Rick Yancey and 5th job: It was only published two of the three books of the “The 5th Wave”‘s trilogy, and although I liking the world created by him, I only like the first one, because I didn’t like “The Infinite Sea” so much, as the first.

Extra: She’s not my favorite writer, because I don’t like her writing, but the world created by JK Rowling is undoubtedly my favorite of all the worlds created (and mentioned) above. Harry Potter is part of my childhood and that’s why, for me, this books have no place in any “Top”, because it has no comparison with any series. In my opinion, Harry Potter is unique.

One thought on “Género literário favorito (e Top 5 escritores)

Deixe uma Resposta

