Viver depois de ti – Jojo Moyes (Opinião)

18634486Publicação: Maio de 2013
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720045775
Preço Editor: 17,70€
Minha classificação: 5 em 5 estrelas
Goodreads Review

Opinião: Neste livro é abordado um assunto, que é ao meu ver, sensível: tetraplegia. Mas a forma como a Jojo Moyes o escreveu foi incrível. Já tinha ouvido falar deste livro antes, mas só comprei-o depois de saber que haveria um filme baseado neste romance tal como só decidi lê-lo depois de ver o trailer, mas ao terminá-lo, perguntei-me “Como é que não li este livro antes?”, porque é realmente um livro fantástico! Não é um romance comum, não só pelo facto de um dos personagens ser tetraplégico, mas também porque há uma amizade antes de haver romance. Jojo Moyes apresenta-nos, neste livro, Louisa Clark, uma rapariga que acabou de perder o seu emprego e que para continuar a ajudar a sua “enorme” família, rapidamente procura por outro.
Após várias tentativas e procuras, Louisa vê-se “forçada” (não é exatamente o verbo ideal) a aceitar o emprego que lhe sugerem: Cuidar de um tetraplégico, como uma espécie de acompanhante. E é então que conhecemos Will Traynor, um homem de 30 e poucos anos, que foi atropelado há dois, e sofre de tetraplegia desde então. Inicialmente, as coisas entre Will e Louisa não funcionam bem, ao ponto de ela achar que ele a odeia, mas aos poucos e durante o livro, vemos uma “má” relação evoluir para uma relação de amizade e confiança entre estes dois personagens.

E não sei mesmo porque é que demorei tanto tempo para ler este livro! Os personagens são fantásticos, principalmente Louisa e Will, que para mim são dos personagens mais bem desenvolvidos na história (Digo isto, pois há livros cujos os personagens principais nem sempre são os mais desenvolvidos). A História é linda, única, forte mas triste, ao ponto de fazer qualquer um chorar ou pelo menos ficar mais sensível em relação a casos de tetraplegia. No inicio desta opinião disse que este livro aborda esse tema, mas isso não quer dizer que seja o principal, apenas considero que é o motivo porque o livro é tão conhecido. Na verdade, e na minha opinião, o principal tema é a amizade entre uma mulher, que se veste com roupa extravagantes e animada, e um homem, trepelégico, que se sente em baixo e sem vontade de viver. Para mim, este livro é repleto de conselhos para quem sofre de tetraplegia ou até mesmo para as famílias e amigos destas pessoas, e porquê? Porque vemos através da Louisa que é possível haver uma vida para estas pessoas, e é isto que mais gosto no livro: Ver o esforço da Louisa em tentar fazer de tudo para mostrar ao Will que ainda existe vida para ele.  Foi sem dúvida a minha leitura favorita de Fevereiro, e até agora não consigo não ficar triste ao lembrar-me do final, que é surpreendente (ou não) e que faz qualquer um chorar.

Sinopse: “Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa.
Will Traynor sabe que o acidente de motociclo lhe tirou o desejo de viver. Sabe que agora tudo lhe parece triste e inútil e sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre. Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso com sensibilidade e realismo, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências.”

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s