Convergente – Filme (Opinião)

Título original: Allegiant
Título no brasil: Convergente
Atores principais: Shailene Woodley, Theo James, Miles Teller, Ansel Elgort, Zoe Kravitz, etc.
Gênero: Ficção Científica, Aventura, Ação.
Ano de produção: 2016

Opinião: “Convergente” é o penúltimo filme da saga “Divergente”, ou seja, a continuação dos dois filmes anteriores, “Divergente” e “Insurgente”. No primeiro filme, Beatrice Prior (Shailene Woodley) passa por uma “selecção” dentro dos Intrépidos (Dauntless), que consiste em várias fases, e no fim, esta, juntamente com Quatro (Theo James), descobre os planos da chefe dos Eruditos (Erudite), Jeanine (Kate Winslet), que em conjunto com os Intrépidos, pretendem destruir uma das facções, isto é, os Abnegados (Abnegation). No segundo filme, a acção centra-se principalmente na fuga do grupo de Tris, enquanto que Jeanine continua com outros planos, neste caso, esta procura por um Divergente “puro” de modo a “desbloquear” a caixa, que sabe-se conter um segredo muito importante, que no fim, sabemos tratar-se de uma mensagem, a declarar que os Divergentes são a salvação, e que existe vida para lá das muralhas de Chicago. Com isto, a mãe de Quatro (Tobias), mata a chefe dos Eruditos, e acaba por tornar-se a líder de todos os habitantes de Chicago, terminando assim com o sistema de facções. E neste terceiro filme, o Tris, Quarto e os seus amigos, tentam ultrapassar a muralha, e após fazerem isto, encontram um deserto, que no entanto contém um enorme complexo, escondido por alta tecnologia, onde se encontram os “fundadores” do procjeto de Chicago. E é aqui que Tris se destaca, como sendo o “procjeto” mais importante.
Não dei a melhor explicação, porque sou horrível a explicar filmes haha mas mais abaixo, irei disponibilizar o trailer legendado!Gostei do filme. Mas detestei-o. Opiniões contrárias? Claro. Porquê? Se for opinar sobre o filme, comparado ao livro, ou seja, como leitora, detestei. Li o livro há quase dois anos, é verdade, e posso não lembrar-me de muita coisa, mas algo que me desiludiu imenso neste filme, foi não haver um aeroporto mas sim um complexo com a mais alta tecnologia. Além disto, não acho que o filme tenha sequer metade do livro, o que o torna uma fraca adaptação.
Mas se ignorar que isto se trata de uma adaptação, se fosse um filme criado de raiz, o filme está ótimo! Tem imensa acção, ficção científica.
Mesmo assim, não consigo ignorar que isto trata-se exactamente de uma adaptação, e que ao contrário do primeiro filme que foi ótimo, e do segundo que não foi tão bom mas mesmo assim foi fantástico, este terceiro trata-se mesmo de uma adaptação horrível, e não me espantei, quando ontem vi uma notícia de que ao contrário dos dois primeiros filmes, que arrecadaram imenso dinheiro nas bilheteiras, este é provavelmente o filme com “sucesso” mais baixo da Lionsgate (a produtora destes filmes), pelo que o orçamento para a produção do próximo filme, acabou por ser cortado, tendo um valor muito mais baixo. Caso queiram, podem ler melhor a notícia aqui.

Como já disse, como filme “independente”, isto é, se não se tratasse de uma adaptação e sim de uma produção original, este filme talvez tivesse melhor criticas, pois os efeitos especiais são fantásticos! O que mais gostei, em termos de “tecnologia” apresentada no filme, foram os drones. Quem já viu o filme, sabe do que falo.
Não é um filme mau de todo, mas não é das melhores adaptações cinematográficas que já vi. Se me arrependo de gastar dinheiro a ir ver este filme ao cinema? Não, claro que não. E tenho intenções em ir ver “Ascendente”, a segunda parte e filme final da saga, ao cinema.

Fica aqui, então, o trailer de “Convergente”, para aqueles que ainda não o viram:

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s