Uma Chama Entre as Cinzas – Sabaa Tahir (Opinião)

29453559Publicação: 2016
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722357777
Preço Editor: 18,90€
Minha classificação: 5 em 5 estrelas

Opinião: “Uma Chama entre as Cinzas”, narrado na visão dos dois personagens principais, Elias e Laia, conta a história de ambos, acompanhando tanto Laia, que depois de assistir à morte dos avós, e para salvar o seu irmão, irá espiar a Comandante de Blackcliff para a Resistência, como de Elias, que planeia desertar de Blackcliff, onde está prestes a graduar-se como sendo um Mascara, mas que logo vê-se perante várias provas, as quais tem que passar, para alcançar a sua liberdade.

De inicio a história não convenceu muito, somente pelo facto de ter comprado este livro apenas porque é “famoso” lá fora, entre a minha geração (principalmente). Não fazia mesmo a mínima ideia sobre o que isto falava! Mas ao conhecer Elias, dei por mim a ficar curiosa com a história deste “Crânio”, que vê-se perante uma escolha: Graduar-se como um Máscara (os soldados do império) ou desertar, arriscando-se a ser apanhado e a cumprir pena de morte. Mentiria se negasse que desde o inicio, mesmo sem saber o que viria a acontecer dali para frente, que torcia para que de alguma forma Elias e Laia se encontrassem e ficassem juntos.
Porém isto não é um romance. Pelo contrário! É uma história cheia de riscos, perigos. Cada página, cada capítulo, é capaz de nos deixar nervosos, ansiosos e, sobretudo, curiosos sobre o que acontecerá ou como poderá x personagem escapar a uma morte que parece tão certa. Pelo menos eu, vi-me muitas vezes chocada com todas as revelações deste livro! Não menciono só as mortes. Mas todas as outras revelações.Para quem gostou de “Os Jogos da Fome”, ou “A Guerra dos Tronos”, este livro é fantástico! Num instante fiquei viciada nele, ao ponto de lê-lo num fim-de-semana (juntamente com “Romance com o Duque”. Podem ver a opinião anteriormente a esta).
Elias é obviamente o meu personagem favorito! Algo que raramente acontece, é eu ter uma personagem feminina favorita, mas se tivesse que selecionar uma, ficaria indecisa entre a Helene e a Laia. Ambas são personagens divergentes, mas fortes, que nos fazem gostar delas. Também o Keenan é um personagem fantástico, e é aqui que fica a questão: É possível torcer por dois casais, cuja personagem feminina é comum a ambos? Elias x Laia ou Keenan x Laia. Eis a questão. Ambos são também fantásticos, apesar de Elias destacar-se muito mais! Basicamente, este livro tem um “quadrado” de casais. Quem leu ou irá ler o livro, percebeu/perceberá o que digo!
Algo que penso que torna este livro melhor, em certo ponto, quando comparado a “Jogos da Fome”, é a brutalidade, que iguala-se um pouco à de “Guerra dos Tronos”: O Vilão (um deles) principal, a Comandante, é cruel, não tolera falhas, ao ponto de torturar as escravas, ou até mesmo alunos. Apesar disto tudo, acho uma personagem fantástica, à sua maneira, como vilã.
As várias provas são realmente de fazer-nos suster a respiração, principalmente a última, que nos deixa em choque! E relativamente ao final, foi um pouco surpreendente, pois realmente não esperava que as coisas terminassem daquela forma.

Felizmente, haverá num futuro, próximo ou não, um segundo livro e penso que será a conclusão deste livro, se bem que atualmente parece que é moda escrever uma trilogia!

Sinopse: “Elias pertence aos Ilustres, as famílias da elite do Império. Desde os seis anos que treina na Academia Militar de Blackcliff para se tornar um dos soldados mais implacáveis ao serviço dos Marciais. Laia pertence aos Eruditos, um povo oprimido pelo jugo firme dos Marciais. Quando o seu irmão é preso e acusado de traição, Laia procura a ajuda da Resistência. Em troca, tem de se infiltrar como escrava em Blackcliff. Quando se conhecem, Elias e Laia percebem que as suas vidas estão interligadas —e que as escolhas de ambos podem mudar o destino do Império.”

Anúncios

5 thoughts on “Uma Chama Entre as Cinzas – Sabaa Tahir (Opinião)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s