Vida e Morte – Stephenie Meyer (Opinião)


Vida e MortePublicação:
2015

Editor: ASA
ISBN: 9789892333960
Preço Editor: 23,90€
Minha classificação: 5 em 5 estrelas

Opinião: Para aqueles que não sabem, “Vida e Morte” é uma versão idêntica de “Crepúsculo”, o famoso livro que deu vida à humana Bella Swan e ao vampiro Edward Cullen, só que contrária, isto é: O sexo de quase todos os personagens têm os sexos trocados. Em vez de uma Bella, temos um Bau. Em vez de um Edward, temos uma Edythe. E por ai fora. Penso que somente os pais da Bella/Beau, se mantém fora desta inversão de sexos.

Antes de mais, acho que devo mencionar/esclarecer um ponto importante, que tem vindo a ser o mais “discutido” desde que foi lançado o livro (ao meu ver): A Inversão de sexos/reimaginação de “Crepúsculo”. Se é estranho? Sim e não. É estranho ao inicio, pelo hábito de termos imaginado aqueles personagens durante 4 livros (e filmes). Ás vezes dava por mim a imaginar o Beau no corpo feminino da Bella, e o mesmo acontecia com outros personagens. Mas ao mesmo tempo, respondi “Não”, pois ao fim de uns capítulos, eu, e penso que o mesmo acontecerá a qualquer futuro leitor, habituei-me à inversão de sexo nas personagens. E comecei realmente a gostar! Porque tem que ser um homem sempre a salvar a mulher, de uma situação perigosa? Porque tem sempre que ser o homem a criatura forte na história? Porque não a mulher? Gostei bastante deste pensamento! Porém, no meio desta inversão, houve apenas um pequeno pormenor que não gostei tanto: O ponto em que a escritora não mexeu nas personagens principais, nem um pouco. Acho que era um pouco necessário, pois dificulta a imaginar um rapaz tão desastroso, e uma rapariga tão protectora e “mandona”. Só este ponto é que deveria ser mudado, na minha opinião. O Beau poderia ser um personagem mais confiante, e a Edythe alguém menos exigente, pois acho que as personalidades deles combinam somente com os sexos da verão original, e não o contrário.Tirando isto, e este ponto da “inversão de sexos”.. Gostei imenso de reler a história novamente! Desde há uns 4 ou 5 anos que não lia “Crepúsculo” (na altura, li umas 4 ou mais vezes o livro), e desde que foi anunciada uma versão idêntica mas com personagens invertidas, fiquei novamente com imensa vontade de reler esta história que marcou a minha adolescência! O facto de ser invertido, ajuda um pouco a não enjoar, confesso.
E o final foi sem dúvida a melhor parte! O “E se..?” da Stephenie Meyer, faz sentido, e deixou-me ainda mais apaixonada por esta história.
O Livro é realmente fantástico, e valeu mesmo a pena rever!
Claro, que depois disto, irei querer reler os três próximos livros da saga, apesar de ser na versão original.

Sinopse: “Quando Beaufort Swan se muda para a sombria cidade de Forks e conhece a misteriosa e sedutora Edythe Cullen, a sua vida dá uma volta emocionante e aterrorizadora. Com a sua pele de porcelana, olhos dourados, voz hipnotizante e dons sobrenaturais, Edythe é ao mesmo tempo irresistível e enigmática.
O que Beau não percebe é que, quanto mais se aproxima dela, mais se coloca a si mesmo, e àqueles que o rodeiam, em risco. E pode ser demasiado tarde para voltar atrás…
Para comemorar o décimo aniversário de Crepúsculo, Stephenie Meyer escreveu Vida e Morte, uma reimaginação ousada e fascinante da icónica história de amor, que irá surpreender e fascinar os leitores. Esta dupla edição especial inclui um prefácio da autora, bem como o romance original.”

8 thoughts on “Vida e Morte – Stephenie Meyer (Opinião)

  1. The Books On My Shelfs diz:

    Tenho de concordar contigo quanto às características demasiado desastrado de Beau e demasiado mandona de Edythe.

    No entanto, e apesar de ter preferido ler Midnight Sun, gostei bastante do livro!!

    Adorei o teu blog!!! Já ganhaste mais uma leitora assídua por aqui!!! Convido-te a visitares também o meu!!
    Até lá!!
    http://thebooksonmyshelfs.blogspot.pt/

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

