Como poupar dinheiro em livros

Desde há algum tempo que tenho vindo a querer escrever um artigo sobre isto, com conselhos e dicas, por ter várias pessoas que me fazem perguntas acerca deste mesmo assunto.
Geralmente, a tendência (dos meus pais, sobretudo), é dizer “Queres poupar dinheiro em livros? Então, não os compres ou compra menos”. Porém para um livrólico, tal opção não é aceitável, não concordam? Comigo, isto de não comprar livros, não resulta. E por isso decidi vir dar-vos algumas dicas, de como poupar dinheiro, sem comprar menos livros, e até mesmo de modo a comprar mais livros pelo preço de metade!

A Receita? Livros usados! Não é por ser usado, que quer dizer que está em mau estado e que mais vale gastar dinheiro num novo, ao contrário do que se pensa. Desde Fevereiro, que entrei neste mundo de “livros usados”, e o número livros que comprei foi muito superior ao dos outros meses, sem dúvida!

Tenho dois sites que recomendo, um mais do que outro, obviamente. Mas ambos têm vindo a ser os sites onde mais compro livros, além da Fnac e Bertrand, mas ai só se compram a preços mais caros e como novos, claro.

OLX: Penso que seja a rede de trocas/compras/vendas mais conhecida do país. E é de facto ótima. Encontram-se imensos livros, a variados preços. Porém, neste site apresenta-se um único problema, e que tem sido a razão de preferir o site, que em seguida mencionarei: Falta de feedback. Quem me garante que x vendedor é de confiança, e de que ao fazer a transferência bancária, me irá enviar o livro? Ele pode muito bem estar a enganar o comprador, e acabar por ficar com o dinheiro. Este é para mim o único ponto negativo do OLX. Acho que deveria ter disponível uma ferramenta para todos os compradores, que compraram algo, poderem comentar no “perfil” do vendedor, para que futuros compradores possam perceber se o vendedor é realmente de confiança e seguro.

Até hoje fiz já algumas compras lá. As primeiras com algum receio, pelo exato motivo citado acima, mas felizmente tudo correu como foi acordado, e os livros vieram em boas condições. Atualmente, tenho até dois vendedores de confiança, que sigo todos os dias, o que é um conselho que vos dou: Se compram livros com frequência, nunca percam o contacto com vendedores, com os quais correu bem um primeiro negócio, pois mais tarde, eles podem ter outro livro que queiram, e assim sabem que podem ter confiança nesse vendedor, obviamente!

BIBLIOFEIRA: (www.bibliofeira.com) Este não é um site tão conhecido. Pelo menos, eu só o encontrei este ano, por acaso. E é o meu site favorito, pelo facto de dispor da ferramenta que o OLX não tem, entre outras ferramentas.
Este site é exclusivo para a compra e venda de livros, ao contrário do OLX. Mas também ao contrário deste, a Bibliofeira dispõe de outras ferramentas, muito úteis, tanto na pesquisa de um livro, como na sua compra.

1. Pesquisar: Podem simplesmente pesquisar por título (imagem 1) ou então, após essa pesquisa, se não conseguirem encontrar o livro, ou verem que existem centenas de livros e der-vos aquela “preguiça” de ficar à procura naquelas infinitas páginas, podem pesquisar por autor, por ISBN, por editora, etc (imagem 2).

565432

2. Qual livro escolher? Antes demais, não pensem que estou a dizer que os outros vendedores não são confiança. Mas como podem ver no exemplo na imagem ao lado,16077194 junto ao título, irão ver um balão vazio ou um polegar verde (igual a um like) ou vermelho. Esse polegar simboliza que o vendedor desse livro, tem comentários de vários utilizadores que lhe compraram livros antes. O Verde simboliza obviamente um bom vendedor e de confiança. O Vermelho simboliza o contrário, como devem imaginar. O Balão vazio quer dizer que o vendedor não tem nenhum comentário, o que não quer dizer que não possa ser de confiança. Simplesmente, não temos garantias, além da palavra dele, como é o que acontece no OLX.
E é nisto que eu me baseio, ao comprar um livro. Primeiro que tudo, procuro um vendedor que tenha comentários, somente com o polegar verde, pois saberei que este é de confiança. Mas convém sempre ler um ou outro comentário. Quantos mais comentários, mais confiável é o vendedor! (imagem abaixo)
Até hoje, apesar de ainda ter comprado poucos livros, todos os “negócios” correram bem, e fiquei satisfeita.29453559

Dicas e avisos

  1. Tanto no OLX, como na bibliofeira, a maioria das compras é feita por transferência bancária. No caso se ser esta a vossa opção (e não a de recolha à mão, que nem todos os vendedores aceitam), será-vos pedido que façam a transferência antes do livro ser enviado. Isto pode parecer arriscado, mas é uma questão de confiarmos no vendedor!
  2.  Em ambos os sites, ou qualquer outro que encontrem, o meu conselho principal é que, antes de se comprometerem a comprar o livro, peçam fotos do mesmo, ao vendedor. Até hoje, sempre que pedi, foram-me enviadas as fotos. Porque é isto essencial? Porque assim conseguirão ver o estado do livro, e evitaram receber em casa um livro em mau estado, que na descrição escrita, pelo vendedor, tinha “Em bom/muito bom estado/como novo”.
  3. Guardem sempre o comprovativo de transferência, pois este é, geralmente, pedido-vos pelos vendedores.

Como eu disse, livros usados não significa que estejam gastos ou assim. Muitas vezes (e isto já me aconteceu), os livros que compro em ambos estes sites, vêm em melhores condições, do que quando compro livros em livrarias online, como a Bertrand, que por já duas vezes, me foi enviado livros com páginas rasgadas ou capa amolgada. Parece ridículo, mas para quem estima muitos os seus livros, estes pormenores contam, não acham?
E no fim, na maioria das vezes, poupa-se metade do dinheiro do pvp do livro, ao comprá-lo usado! Só em Fevereiro, para terem noção, comprei livros que custam no total 100 e tal euros, mas que no fim costuram-me apenas 60 e poucos euros!

Recomendo-vos sempre a começarem por procurar o livro, que querem, na bibliofeira, e só depois no OLX, pela questão de segurança.
Qualquer dúvida, não hesitem fazê-la nos comentários, por e-mail ou por qualquer um das outras redes sociais do blogue!

Ficam, em baixo, fotos dos livros que comprem no OLX e na Bibliofeira, respetivamente!

IMG_20160410_161536IMG_20160410_161356

3 pensamentos sobre “Como poupar dinheiro em livros

  1. Pingback: Aquisições de Outubro [Book Haul] – 2016 – The Girl Who Reads Books

  2. Adorei o post!!! É sem dúvida um problema com que lido muito no dia a dia 😂😂!!! Na minha cidade, no segundo domingo de cada mês costuma haver uma feira de velharias no parque onde já comprei vários livros em bom estado.

    Mas esses sites parecem ser uma boa aposta!! Obrigada pela dica!! Eu estimo muito os meus livros , mas também gasto muito dinheiro com eles e essa parece ser uma boa solução!!!

    Beijos!!
    thebooksonmyshelfs.blogspot.pt

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

