A Rainha de Tearling – Erika Johansen (Opinião)

29614474Publicação: 2015
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722357937
Preço Editor: 19,95€
Minha classificação: 5 em 5 estrelas

Opinião: “A Rainha de Tearling” acompanha o percurso de Kelsea, desde a partida da casa dos seus guardiões, na qual viveu durante 18 dos seus 19 anos de vida, até chegar à fortaleza onde irá encontrar vários perigos, ameaças, bem como decisões difíceis de tomar.

Alguns de vocês, que me seguem no instagram, provavelmente ficaram um pouco surpresos com as 5 estrelas que estou a dar este livro. Sim, inicialmente o livro não me estava a cativar, mas aos poucos, juntamente com outros pontos, comecei a gostar realmente da história, ao ponto de terminar e querer ler o segundo livro já! Pena que não há tradução ainda. E mesmo sabendo inglês a um nível “bom”, considero-me muito preguiçosa em ler o segundo livro em inglês. Por isso, lá terei que esperar..

Falando do livro..
Esclarecendo o porquê de o livro não me ter cativado logo logo, como geralmente acontece em livros de género fantástico: Achei meio lento talvez as primeiras 100 páginas do livro. Penso que o que salvou um pouco essa parte da história foi a introdução do Rapina, e talvez do Moca (Lazarus).
Porém, ao fim dessa parte, comecei realmente a gostar do livro, e a perceber o porquê do livro ter sucesso. Ao virar de cada página, vi-me mais e mais viciada e apaixonada pela história.

Este é talvez o primeiro livro deste género que não inclui nem 1% de romance. É certo que existem algumas partes em que vimos o ligeiro interesse que Kelsea tem pelo Rapina, mas nunca vemos nada mais do que isso. Mas espero ver um pouco de Relsea/Kapina/Ralsea/Kelina (Não sei o nome que dão a este “casal”, por isso inventei haha) no próximo livro!
E já que falamos de personagens.. Acho que acabei por revelar logo no inicio quem são os meus personagens favoritos do livro: Rapina e Moca. Ambos são personagens com personalidades fortes, intrigantes, e que fazem qualquer um ficar “cativado”. Gostei mais do Rapina, por motivos que não sei explicar.. Talvez por ser misterioso, ou por outras coisas. O Moca é simplesmente um personagem que nos faz sorrir, rir, ou até mesmo suspirar de desespero, por ás vezes ser também tão teimoso. Mas gosto de ambos, e estou cada vez mais curiosa sobre o que se seguirá no próximo livro, relativamente a estes dois, que protegem Kelsea com afinco.
Relativamente à Kelsea. Algo que me agradou foi que a escritora não a descreveu como linda “de olhos azuis, loira, bonita, que atrai todos os homens na sala”.. Aquele tipo de descrição que já é tão repetitiva, que fiquei satisfeita com esse pormenor, embora seja um pouco estranho por outro lado, exatamente por estar habituada a ver descrições de réis e rainhas como algo belo. Não, Kelsea é alguém simples, “banal” como lê-se no livro, mas com uma personalidade linda e forte, acima de tudo.

Em suma, gostei mesmo muito deste livro! Apesar dos primeiros capítulos terem-me chegado a deixar um pouco (só mesmo um pouco) aborrecida, o resto do livro, bem como as personagens, são o motivo de eu ter dado 5 estrelas em vez de 3 ou 4 a este livro!

Sinopse: “Durante dezoito anos, o destino de Tearling ficou nas mãos do Regente, manipulado pela Rainha Vermelha, uma feiticeira implacável que governa o reino vizinho de Mortmesme. Porém, Kelsea Glynn, sobrinha do Regente, é a legítima herdeira do trono. Quando completa dezanove anos, está pronta para reclamar o que é seu – e assim regressa do exílio com o objetivo de tornar Tearling um reino livre de pobreza, opressão e escravatura. Mas Kelsea é jovem, ingénua e cresceu longe da corrupção e dos perigos que assolam o reino. Cedo lutará pelo trono e pela própria sobrevivência, num caminho de crescimento em que aprende a lidar com uma herança muito pesada.
Será Rainha se sobreviver para reclamar o trono.”

3 pensamentos sobre “A Rainha de Tearling – Erika Johansen (Opinião)

  1. Pingback: 1º Semestre de 2016 – 50/50 livros lidos – The Girl Who Reads Books

  2. Pingback: Leituras de Abril (2016) – The Girl Who Reads Books

Deixe uma Resposta

