Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo – Rick Riordian (Opinião)

7683903Publicação: 2010
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724619378
Preço Editor: 16,90€
Minha classificação: 5 em 5 estrelas

Opinião: “Percy Jackson e os ladrões do Olimpo” é o primeiro livro da série “Percy Jackson”, em que conhecemos o protagonista com o mesmo título, que após uma visita a um museu, no qual lutou contra a sua professora de Matemática, que releva ser um monstro, procurar perceber o que aconteceu e o que viu. Pouco tempo depois, a mãe leva-o numas pequenas férias junto ao mar, mas então o seu amigo, Grover, aparece-lhes à porta a avisá-los de que Percy corre perigo e precisa de ir para o único lugar onde estará a salvo das criaturas e monstros que o perseguem: O Campo de Mestiços, ou simplesmente, o lugar onde vivem os filhos semideuses de deuses do Olimpo. Rapidamente, Percy percebe que algo de errado está a acontecer, e logo é acusado de ser o ladrão do raio-mestre de Zeus. Obviamente que este diz ser inocente, pelo que, com Annabeth, filha de Atena, e com Grover, aceita a missão de procurar o raio-mestre e entregá-lo antes do prazo estabelecido, a fim de evitar uma guerra entre Zeus e Poseidon.

Já há imenso tempo que queria ler este livro, principalmente porque tinha visto o filme à uns dois ou três anos (que gostei, apesar do que dizem). Então, este ano a Sasha Alsberg do canal de youtube abookutopia leu o primeiro livro, e logo depois os livros seguintes, e mostrou-se tão entusiasmada pelos livros, que esse entusiasmo aumentou o meu, até que no mês seguinte eu disse a mim mesma “É este mês que vou ler o primeiro livro”. E não é que poucos dias depois aparece uma promoção ótima na fnac? Comprei-o. Uma semana depois estava a lê-lo, e dois dias depois de terminar de lê-lo, aqui estou, e posso dizer que adorei-o!

É fantástico este livro! Vi-me rapidamente viciada na história, e mesmo tendo visto o filme (apesar de não me lembrar de tudo), gostei muito mais do livro, e senti-me cada vez mais curiosa em ler o resto, pois Rick Riordian escreveu uma história ótima, com personagens divertidos, tal como as várias situações em que estes se metem durante a missão. Também a forma como envolve os deuses durante a aventura de Percy é magnifica, e gostei particularmente de ver como “humanizou” os Deus, pois temos tendência a imaginar um Deus de uma forma mais perfeita, sem defeitos. Neste livro vemos um Ares (Deus da Terra) arrogante, que se diverte ás custas dos outros. Vemos também um Dionísio que não quer saber de nada, mas que é divertido e fez-me rir imenso. Até mesmo Zeus, que é o Deus dos Deuses, mostra-se arrogante e directo. Já me tinham dito que se eu gosto de mitologia grega, iria gostar deste livro, e tal coisa verificou-se! Tem imensa mitologia à mistura, desde os deuses, a medusa a outras criaturas mitológicas gregas.

Algo que adorei relativamente ao campo de mestiços [de heróis, que é o apelido que dão aos semideus, isto é, filhos de um(a) Deus(a) e de um(a) humano(a)] foi a divisão dos heróis em casas, sendo que cada casa correspondia a um Deus, o que no total são 12, se não me engano. Claro que Percy não faz ideia qual Deus é o seu pai, mas rapidamente percebemos isto. Posso dizer que se eu pudesse ser uma semideusa, adoraria estar ou na casa de Atena, Artemis ou Poseidon, pois são os deuses que mais gosto, apesar de Artemis não ter ninguém na sua cabana, tal como Hades, Zeus e Poseidon (algo que é explicado no livro).

Gostei realmente imenso deste livro! Estou ansiosa de ler o próximo, e até mesmo todos os outros livros de Rick Riordian, pois apesar da sua escrita simples, há algo nela que nos faz ficar presos ao livro.
E tal como o próprio Rick Riordian disse: Não vejam os filmes, se leram o livro, pois se fosse um filme criado de raiz, e não adaptado de um livro, o filme seria ótimo, mas o livro é realmente bastante melhor, e o filme uma cópia barata. Além disso, uma das personagens é descrita como tendo cabelo loiro e etc, e no filme é morena, o que é um erro, sendo que sendo filha de x Deusa, deveria ter aquelas características, e tudo mais.

Sinopse: “Percy Jackson está prestes a ser expulso do colégio interno… novamente. E esse é o menor dos seus problemas. Ultimamente, criaturas fantásticas e os deuses do Olimpo parecem estar a sair das páginas do seu livro de mitologia para entrarem na sua vida. E o pior de tudo é que ele parece ter enfurecido alguns deles. O raio-mestre de Zeus foi roubado e Percy é o principal suspeito.
Agora, Percy e os seus amigos têm apenas dez dias para encontrar e devolver o símbolo do poder de Zeus e restabelecer a paz no Olimpo. Para o conseguir terá de fazer bem mais do que descobrir o ladrão: terá de encarar o pai que o abandonou, resolver o enigma do Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora e poderosa do que os próprios deuses.”

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s