Maze Runner, Provas de Fogo – James Dashner (Opinião)

livro-mazePublicação: 2013
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722350815
Preço Editor: 17,50€
Minha classificação: 4 em 5 estrelas

[Caso não tenham lido Maze Runner – Correr ou Morrer, o anterior volume, e não querem ser”spoilados(as)”, não continuem a ler esta opinião, pois contém spoilers do livro anterior]

Opinião: Depois de conseguirem escapar do labirinto (maze), de escaparem ilesos aos magoadores, e de perderem Chuck, Thomas e o seu grupo são resgatados por um grupo, que os levam num autocarro, para um destino desconhecido. O Livro começa com o grupo que dá por si dentro de uma instalações, das quais não fazem ideia como sair nem tem ideia do que se trata. Mas então, ao procurarem por Teresa, encontram um rapaz, que diz pertence a outro grupo de outro labirinto. Tal como o grupo de Thomas, Teresa era a única rapariga e foi mandada no elevador com o aviso de que seria a última. No caso do rapaz, este foi o último a subir, e era o único rapaz no meio de raparigas. Rapidamente, os rapazes percebem que eles não foram os únicos que passaram por tudo aquilo. E dias depois, um homem surge, avisando-lhes que em breve serão mandados para a segunda prova de fogo, sendo que o “maze” era a primeira prova, que será percorrem vários quilómetros pelo deserto até ao refúgio, porém como nem tudo é fácil, estes são avisados que se não completarem a prova no prazo indicado, não obterão a cura para o fulgor, que é a doença que afeta o que resta da humanidade e que aos poucos vai destruindo os seus cérebros, até tornarem-se em “zombies” irracionais.

Novamente, fiquei surpreendida quando comecei a ler o livro, e notei que entre este e o filme, não existia quase nada idêntico, além do nome dos personagens, que acho um pouco “ridículo”, pois se é uma adaptação, deveria ao menos ter uma base mais sólida do livro! Mas não estou aqui para falar do filme, mas sim do livro, então vamos lá…
Vi o filme primeiro, e li o livro depois, como aconteceu com o primeiro livro “Maze Runner – Correr ou Morrer” (em breve escreverei uma opinião) e no fim, acabei por gostar muito mais do livro, pois este, ao contrário do filme, explica o porquê do título “Provas de Fogo”. Mostra uma faceta mais cruel e fria da humanidade, mas também tem cenas engraçadas, como é óbvio!
Vi-me cada vez mais conquistada pelos personagens Minho e Thomas, que são sem dúvida os mais importantes da história. Só espero que o James Dashner não imite a Veronica Roth ou a Suzanne Collins, e não mate o Minho no último livro. Acho que ficaria furiosa! hahahaha Ele é o meu personagem favorito, então dá para me perceber, não?

Novamente, como aconteceu com o anterior volume, vi-me hesitante em ler o livro, não sei porquê, mas considero-me “parva” por ter esperado para ler este livro, pois adorei-o imenso! É viciante, e cada capítulo termina de uma forma espetacular, que nos faz continuar a ler, pois existe um “Cliffhanger” entre capítulos, o que até é positivo num livro, pois deixa-nos ainda mais curiosos.
A Escrita do James é ótima! Simples, leve, e que nos envolve, ao ponto de sentirmos medo ás vezes com o que pode vir a acontecer!
A Questão da doença que afeta o mundo é também algo que me interessou, pois sou muito curiosa e alguém da “ciência” pelo que adoro ver uma humanidade diferente. E não sei do que se trata “Virus Mortal” que é outro livro do James Dashner, mas espero que este aborde ainda mais o fulgor, e como isto começou!

Por fim, volto a repetir que adorei ler este livro, porém, e ao contrário de muitas pessoas que conheço, este não é o meu livro favorito mas sim o primeiro. Gostei muito mais da história do Maze e dos magoadores, pois achei que teve muita mais ação.

Sinopse: “Atravessar o Labirinto devia ter sido o fim. Acabar-se-iam os enigmas, as variáveis e a fuga desesperada. Thomas tinha a certeza de que, se conseguissem fugir, ele e os Clareirenses teriam as suas vidas de volta. Mas ninguém sabia realmente para que tipo de vida iriam regressar… O segundo volume da série Maze Runner ameaça tornar-se um clássico moderno para os fãs de títulos como Os Jogos da Fome.”

Advertisements

One thought on “Maze Runner, Provas de Fogo – James Dashner (Opinião)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s