Anexos – Rainbow Rowell [Opinião]

29858328Título Original: Attachments
Publicação: Maio de 2016
Editor: Edições Chá das Cinco
ISBN: 9789897102493
PVP: 17,76€
A minha classificação: 3/5 estrelas

Sinopse: Beth e Jennifer sabem que alguém está a monitorizar os seus e-mails de trabalho (toda a gente na redação sabe, é política da empresa). Mas, mesmo assim, não conseguem levar os avisos a sério. Insistem em enviar uma à outra e-mails hilariantes e intermináveis, em que discutem tudo sobre as suas vidas privadas. Lincoln O’Neill não acredita no seu novo trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando se candidatou para “supervisor de segurança na Internet” imaginava-se a combater a pirataria ou a construir firewalls – e não a escrever relatórios entediantes sempre que um jornalista envia uma piada porca.
Um dia Lincoln depara-se com a correspondência de Beth e Jennifer e, apesar de saber que não a deveria ler, é incapaz de resistir às histórias cativantes. Quando finalmente se apercebe de que está perdidamente apaixonado por Beth, já é tarde demais para se apresentar. Como conseguiria ele sequer explicar?

Opinião: Eis o terceiro livro da Rainbow Rowell publicado em Portugal: “Anexos”. Neste livro, que sai um pouco da “área” de romance adolescente e que foca-se mais num mundo adulto, conhecemos Lincoln que trabalha num jornal, cuja sua função é ler os e-mails dos outros funcionários de modo a garantir uma vigilância rigorosa sobre o que cada um pode dizer ou pesquisar na Internet. Em “Anexos”, conhecemos também o mundo na fase em que a Internet é algo novo, e no caso daquela jornal, é algo recentemente adquirido, que leva um dos chefes a querer espiar/vigiar os seus empregados. Certo dia Lincoln depara-se com um e-mail, que surge com um alerta, de uma das funcionárias, Beth. Este vê-se preso aos e-mails que ela e Jennifer trocam uma com a outra, que são divertidos e que o deixam cada vez mais curioso, ao ponto de começar a apaixonar-se aos poucos por Beth, mesmo sem saber como é a sua aparência.

Ao ler a sinopse, fiquei com expectativas bastante altas! Só o facto de ser um livro da Rainbow Rowell, já me deixou bastante entusiasmada, principalmente porque li, antes deste, “Fangirl” e “Eleanor&Park” (podem ver respetivamente aqui e aqui as opiniões) e adorei tanto ambos, que assim que soube que “Anexos”, com o título original de “Attachments”, ia ser lançado cá em Portugal, corri a comprar!
Porém, e um enorme “porém”, este livro desiludiu-me! Talvez não seja do livro. Talvez seja de mim, que tinha expectativas enormes quanto a ele, e o livro não as alcançou. Ou então talvez seja mesmo do livro, pois adorei imenso “Eleanor&Park” e “Fangirl”, e “Anexos” não é nem 50% tão bom como os anteriores.

Quem me segue nas outras redes sociais, principalmente no instagram, sabe que eu li este livro em conjunto com Carolina a (podem ver o blogue dela aqui e o seu instagram aqui) e também ela concorda comigo no quanto este livro é uma desilusão, por isso chego à conclusão que não seja apenas de mim.

Mas bom, este livro tem coisas positivas, claro! Alguns dos e-mails são engraçados, claro. A História em geral tem partes que nos fazem rir.
Algo que vos recomendo, caso leiam este livro num futuro, é não o lerem com expectativas muito altas. Talvez se eu não as tivesse, talvez acabasse por gostar mais deste livro.

O Final foi um pouco rápido demais, nada demais, e achei que a escritora podia ter desenvolvido melhor esta parte deles conhecerem-se, pois deixou um pouco a desejar.
Em suma, não é mau de todo. É uma leitura agradável e que nos faz rir!

3 thoughts on “Anexos – Rainbow Rowell [Opinião]

  1. My Tiny Obsessions diz:

    Nunca me surpreende quando vejo este tipo de opinião sobre Attachments, no entanto compara-lo com Eleanor & Park e Fangirl é errado, porque ambos esses livros são YA e este é Adult. Talvez a razao é que não estejas bem dentro da faixa etária para o qual o livro foi escrito =/. Eu pessoalmente adorei este livro e é o meu preferido de todos os livros da Rainbow Rowell (não vou comparar com Carry On, porque esse é fantasia). Tendo nascido nos anos 80, eu identifiquei-me neste livro e personagens. :)Tenho pena que não tenhas gostado tanto, e então não te aconselho a ler Landline. (wow, escrever em português é estranho!)

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

