O Rapaz do Pijama às Riscas – John Boyne (Opinião)

9789724153575Publicação: 2008
Editor: ASA
ISBN: 9789724153575
PVP: 13,30€
Minha classificação: 5 em 5 estrelas

Sinopse: “Uma história de inocência num mundo de ignorância.
Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas.
Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…
“O Rapaz do Pijama às Riscas” foi originalmente publicado no Reino Unido em 2006, simultaneamente em edições para jovens e para adultos. Encontra-se actualmente traduzido em 32 línguas.”

Opinião: Há muito tempo que andava de olho neste livro, principalmente depois de ver o filme, e não é que o livro me surpreendeu pela positiva? Vi novamente o filme hoje e tenho que admitir que em relação ao livro, o filme tem imensas falhas, que me fazem gostar mais do livro!
Apesar de narrado na terceira pessoa do singular, acompanhamos os vários acontecimentos na visão do Bruno. Isto é, embora não seja ele a narrar, praticamente só acompanhamos este personagem. Percebi isto através da inocência até mesmo do narrador em relatar o que acontecia, não sabendo explicar o que se passava para lá da janela do quarto de Bruno. A escrita é bastante simples, é verdade, mas não deixar de ser ótima e fluente, que nos faz gostar da amizade criada entre Bruno e Shmuel, um menino que vive do lado de uma “quinta” em “Acho-Vil”.

“Acho-Vil” e “Fúria” é outro ponto que adorei neste livro! Gosto do facto do narrador ter decidido manter a visão de uma criança de nove anos, mesmo que não seja ela a narradora, ao mesmo tempo que não são precisas muitas explicações para que percebamos certas coisas, como por exemplo estas duas palavras que Bruno não entende e acaba por pronunciar assim. Claro que Acho-Vil refere-se a “Auschwitz” e Fúria trata-se obviamente de “Hitler”, mas como já disse, o escritor tem uma forma fantástica de descrever os acontecimentos e tudo o resto como se fosse uma criança, mas sem que nos deixe de fora e sem que precise de explicar as coisas.

Talvez seja esta a parte que mais gostei do livro!
Mas obviamente a história em si é fantástica. É um livro pequeno. Talvez um dos mais pequenos que li até hoje, mas isso não me impediu de dar 5 estrelas! O escritor conseguiu dizer tudo o que queria em apenas 176 páginas, e essa é outra parte ótima deste livro: Não ficou nada por dizer, não houve partes enfadonhas. O livro é simplesmente fantástico!
Claro que gostaria que tivesse aparecido mais história neste livro, mas como disse: É um livro que acompanha uma criança de nove anos que encontra um amigo num judeu da mesma idade, e é normal que não tenha tanta história envolvida, o que me faz querer ler mais livros sobre isto, pois, como já devem saber, eu adoro história, principalmente este ponto da história sobre Hitler e a Segunda Grande Guerra Mundial.

Não deixem de ler o livro por acharem a escrita fácil ou o livro pequeno! Este é um daqueles livros que considero essencial ter no nosso “CV” de leitores!

Anúncios

2 thoughts on “O Rapaz do Pijama às Riscas – John Boyne (Opinião)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s