O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares – Ransom Riggs [Opinião]

brfedsTítulo Original: Miss Peregrine’s home for peculiar children
Publicação: 2011 (edição da Bertrand Editora publicada em 2016)
Editor: Contraponto/Bertrand Editora
ISBN: 9789896661281
PVP: 17,70€
A minha classificação: 4 em 5 estrelas

Sinopse: “Uma ilha misteriosa. Uma casa abandonada e uma estranha colecção de fotografias peculiares.
Uma terrível tragédia familiar leva Jacob, um jovem de 16 anos, a uma ilha remota na costa do País de Gales, onde vai encontrar as ruínas do Lar para Crianças Peculiares, criado pela senhora Peregrine.
Ao explorar os quartos e corredores abandonados, apercebe-se de que as crianças do lar eram mais do que apenas peculiares; podiam também ser perigosas. É possível que tenham sido mantidas enclausuradas numa ilha quase deserta por um bom motivo. E, por incrível que pareça, podem ainda estar vivas…
Um romance arrepiante, ilustrado com fantasmagóricas fotografias vintage, que fará as delícias de adultos, jovens e todos aqueles que apreciam o suspense.”

Opinião: Isto não é nenhuma história de terror! Acho que este é a primeira coisa que tenho que dizer-vos, principalmente para aqueles que, como eu, pela capa, pensam que a história é sobre espíritos e terror. Tem algum “terror” mas não é nada por ai além.
Talvez muitas pessoas, como eu, viram o trailer do filme (que estreia ainda este ano) e que ficaram surpreendidas ao ver do que se tratava exatamente a história.

Antes de mais, tenho a apontar o facto de o trailer ter imensas mudanças, como a ausênciab de uma das personagens principais que acaba por ser “fundida” na rapariga que levita no ar. Com isto, dá para concluir que o filme terá bastantes mudanças em relação ao livro. Talvez sejam mudanças para melhor, esperemos.
Mas voltando ao livro..
Considero este livro do estilo de fantasia, com um pouco de “suspense” (uma versão mais fraquinha de terror) à mistura. A Sinopse, pelo menos a forma como está construída, não é tão atraente à primeira vista, mas a capa é de certa forma linda e deixa qualquer um curioso. Pelo menos a mim deixou.

Mesmo sendo a sinopse pouco atrativa, tanto o conteúdo como o interior do livro são excelentes, ao meu ver. Penso que a maioria das pessoas, que vai a livrarias, já folheou “O Lar da Senhora Peregrine para crianças peculiares” (é o primeiro livro de um trilogia) e que concorda comigo quando digo que a forma como o livro foi feito está bastante interessante! Adorei o facto de o escritor ter pegado em várias fotos (algumas assustadoras, admito, mas que não deixam de ser intrigantes) e ter inserido-as na história. O que vemos na história é Jacob a descobrir várias fotos ao longo da história, que vão sendo apresentadas na página ao lado, o que por um lado é engraçado, pois temos uma segunda visão das descrições dessas fotos. Continuo sem perceber, mas penso que as fotos, que são apresentadas, são “reais”, o que torna a leitura do livro ainda mais engraçada.

Em termos do “conteúdo” do livro, ou seja, da história: Se no inicio estava um tanto curiosa, à medida que ia lendo, ia ficando cada vez mais “rendida” a este mundo de crianças peculiares, isto é, crianças diferentes, com dons/poderes como levitar, ser invisível, ter força superior à de qualquer ser humano.
Houve vários momentos engraçados, mas também momentos que nos fazem ficar curiosos sobre como as coisas irão decorrer ou acabar.

aExiste apenas um ponto, que é o que me fez dar 4 e não 5 estrelas: Dei por mim um pouco “aborrecida” com a demora que o escritor “escreveu” para que Jacob chegasse à casa onde o seu avô morou quando era criança. Achei que o escritor alongou-se muitos na viagem e que deveria ter sido mais “rápido” a alcançar o mistério: Será que Jacob iria encontrar a tal casa? Será que o que o avô dizia era verdade (e as suas histórias)?
Mas tirando isto, adorei a ideia e adorei a história. Adorei conhecer os personagens que foram surgindo ao longo da história, principalmente ver a parte das fotos, que trouxe alguma “magia” a este livro.

Agora, é esperar pelo filme, pelo qual estou muito ansiosa, pois além de ser produzido pelo Tim Burton, teremos a Eva Green como Senhora Peregrine, o que tornará ainda melhor a adaptação cinematográfica, tenho a certeza!

Deixo-vos aqui o trailer da adaptação deste livro para filme!

Anúncios

2 pensamentos sobre “O Lar da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares – Ransom Riggs [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s