The Last Star (The 5th wave #3) – Rick Yancey [Opinião]

13417381Título Original: The Last Star
Publicação: 2016
Editor: Penguin Books Ltd
ISBN: 9780141345925
PVP: 12,75€ (nas livrarias portuguesas) | 11,88€ (no site bookdepository.com )
A minha classificação: 2/5 estrelas

Sinopse: ” ‘The Last Star’ is the heart-stopping finale to the bestselling ‘5th Wave’ series by award-winning author, Rick Yancey. Perfect for fans of 2The Hunger Games”, ‘Divergent’ and ‘The Maze Runner2’. «The enemy is Other. The enemy is us. They’re down here, they’re up there, they’re nowhere. They want the Earth, they want us to have it. They came to wipe us out, they came to save us. But beneath these riddles lies one truth: Cassie has been betrayed. So has Ringer. Zombie. Nugget. And all 7.5 billion people who used to live on our planet. Betrayed first by the Others, and now by ourselves. In these last days, Earth’s remaining survivors will need to decide what’s more important: saving themselves… or saving what makes us human.»”

Opinião: Desilusão. Desilusão é a melhor palavra para descrever o que este livro foi para mim.
É verdade que o segundo livro “The Infinite Sea” (“O Mar Infinito” em Português) não foi dos melhores livros que já li e comparado ao primeiro livro, “The 5th Wave” (“A 5ª Vaga” em Português), foi fraco.
Posso dizer que esta foi talvez a pior trilogia que já li. O primeiro livro foi fantástico, e podia ter sido o inicio de uma trilogia marcante e de 5 estrelas. Mas por algum motivo, o autor decidiu estragar o entusiasmo que milhares de pessoas sentiram ao ler o primeiro livro, e começar a descrever cenas de guerra, dando importância a personagens incrivelmente chatas. Tudo isto, no segundo.
E agora, que finalmente terminei de ler o terceiro e último livro (cheguei a pensar em desistir e ficar com metade do livro lido apenas), chego à conclusão que Rick Yancey certamente que escreveu estes dois últimos livros só para fazer desta história (inicialmente fantástica) uma trilogia. Desnecessário. Penso que se ele tivesse terminado o primeiro livro de uma forma mais conclusiva, teria ficado ótimo por ali, e os fãs de “The 5th Wave” teriam ficado satisfeitos, e não desiludidos.
Como já tinha mencionado no meu post “Leituras de Junho” (e também no instagram), este foi o primeiro livro que li em inglês (que comecei a ler, porque antes de o terminar, li “Harry Potter and the Cursed Child – Part I and II“). Gostei da experiência, e em termos de escrita, é uma escrita fácil de se acompanhar, e não considero este inglês muito difícil. Claro que penso em continuar a ler mais livros em inglês, porque além de mais baratos, muitas vezes é mais satisfatório ler as palavras do escritor (e não traduzidas). Não sei explicar… Sinto que é diferente. Que as palavras originais é que realmente dizem se o escritor é bom ou não.

História:
Achei-a fraca, e sem nexo muitas vezes. Penso que não seja por o livro ser em inglês, mas sim do escritor… Dava por mim, quase sempre, a ter que reler uma cena, pois quando chegava ao fim dela, não tinha percebido o que havia acontecido. Ou às vezes, via-me perdida, esquecendo coisas, ou simplesmente, ficava “O quê? Mas quê?”. A história é bastante confusa, sem uma base concreta pois o que vemos neste livro é ações de guerras. Subir não sei o quê, disparar armas, blá blá. O primeiro livro foi ótimo. O segundo começou por ser mais ou menos, mas acabou por ser confuso também. Mas a história deste é simplesmente… Não tem sentido, e nem parece que foi escrita pelo mesmo escritor do primeiro livro!

Personagens:
No meu post de “Tag: Perguntas Literárias“, disse que se tivesse que eliminar ou matar um personagem, esse personagem seria a Ringer, desta trilogia. E sinceramente, essa vontade só cresceu. Achei-a tão “inútil” na história (tal como no segundo livro), enquanto uma das narradoras. Há uma coisa que lhe acontece, que me fez pensar imenso em que momento é que aconteceu algo no livro anterior que levasse àquilo! Por isso, eu digo que até mesmo o anterior livro foi confuso.
A Cassie foi talvez a única personagem de que gostei neste livro. Só irritou-me o facto de o Sam se esquecer do Abcedário ser muito importante, ao ponto desta mencioná-lo não sei quantas vezes. Quem é que, no meio de uma guerra, se preocupa com isso?
O Ben continua sendo… ele, mas a relação que ele vai criando com uma certa personagem chega a confundir-me, pois pensei que ele terminasse com outra personagem.. Mas enfim!!!

Final:
Foi ainda mais confuso, apesar de ter algumas partes bonitas, mas finais de certas personagens que simplesmente não fazem sentido, e que me surpreenderam, de uma forma negativa. Um exemplo é a Ringer. Quem conhece a Ringer, irá certamente ficar chocado com o final que lhe foi destinado.
E o que todos queremos saber desde o inicio, o porquê de invadirem o planeta terra, acaba por não ser explicado ou pelo menos, há uma tentativa de o ser feito mas acaba por tornar-se numa explicação confusa, que não faz sentido algum.

Em suma… Não me lembro de alguma vez ter feito uma opinião tão negativa ou de ter dado uma classificação tão baixa a um livro. Mas este livro tem poucos pontos positivos, e para ser sincera, se soubesse que acabaria por desiludir-me, tinha-me ficado pelo primeiro livro. E é uma coisa que recomendo. Leiam o primeiro livro, e se gostarem, fiquem por ali, caso não queiram ser desiludidos!
O que eu esperava, sinceramente? É normal que o segundo livro de uma trilogia possa ser um pouco mais fraquinho, pois é a ponta entre o primeiro livro e o último, mas eu esperava que este último livro fosse um pouco melhor que o segundo e que desse um final digno a uma trilogia, que começou da melhor forma mas terminou da pior.

Anúncios

3 thoughts on “The Last Star (The 5th wave #3) – Rick Yancey [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s