Harry Potter e a Câmara dos Segredos – J.K. Rowling [Opinião]

99e524e9dd50c21c003f2db9ae89aa3c26f17Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Publicação: Julho de 2016 (30ª Edição)
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722325691 
PVP: 13,90
A minha classificação: 5/5 estrelas

Sinopse: Os dias de Verão com os Dursleys estavam a tornar-se insuportáveis. Harry Potter já não gostava muito de muggles, mas o pior é que tinha de passar os seus dias de férias em casa dos muggles mais muggles de todo o planeta e arredores.
Não havia maneira de voltar para a sua querida escola de feitiçaria… E ultimamente mesmo esse regresso se encontrava ameaçado, pois o duende Dobby não cessava de o avisar de que algo terrível o aguardava em Hogwarts… Nada mais nada menos do que a revelação dos misteriosos e ameaçadores poderes da câmara do segredos!

Opinião: Uma opinião bastante atrasada, mas mais vale tarde do que nunca, não é?

Para mim é um pouco dificil falar sobre Harry Potter, pois tenho muita coisa para dizer e ao mesmo tempo, por serem tantos livros (e já os ter lido a todos há uns anos), chego ao ponto de não saber o que dizer, pois não é uma surpresa total para mim. Não conheci nada de novo. Apenas relembrei.
Por isso, decidi ir comparando o livro que li com os anteriores. Neste caso, irei apenas comparar ao primeiro livro da saga, sendo que este é o segundo.

Uma coisa que notei é a evolução da escrita de J.K. Rowling. Ela acompanha o crescimento sem-titulo-1de Harry. Vemos o mundo de feiticeiros de uma forma diferente. No primeiro, Harry não conhecia nada deste mundo, tal como nós leitores, e por isso, o mundo que vemos em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” é um mundo a descobrir, uma surpresa total. No segundo livro, ainda aparecem algumas surpresa, mas vemos Harry um pouco mais crescido e habituado, pelo que não temos tantas descrições de magia, como se fosse uma coisa nova, mas sim como uma coisa a que o jovem feiticeiro se está a habituar.

De entre estes dois livros, gostei muito mais deste segundo, por vários motivos. Temos algum destaque para aulas como Herbologia e Duelos de Magia, e tudo isto, como já se viu no primeiro, irá fazer parte do desfecho do livro, e é talvez isto o que mais gosto nestes livros: Tudo acontece por um motivo. Até mesmo as mais pequenas e “insignificantes” coisas.

Depois do primeiro livro, em que conhecemos imensas personagens, aqui conhecemo-las melhor. Mrs. Weasley foi, sem dúvida, o personagem que gostei de conhecer melhor. Também Draco Malfoy e o Snape tem os seus momentos. Nenhum personagem é deixado para trás!

Rever o filme, depois de terminar este segundo livro, foi ainda melhor, pois há certos momentos, e isso é normal, em que a magia que vemos num ecrã é totalmente diferente da que imaginamos, e isso é a única coisa que é melhor em filme do que no livro, como é óbvio.
Ri-me mais com este livro, do que com o anterior, isso é um facto. E gostei mil vezes mais da história, da forma como trouxeram Voldemort à vida de novo. Achei-a muito mais bem construída, em relação ao primeiro livro, e com muita mais ação e perigo, o que tornou este livro o meu preferido, de entre estes dois primeiros.

Como disse, é dificil para mim falar de livros que já li e estou a reler agora, quando sei a história toda e nada me vai surpreender. Mas sabe sempre bem rever este mundo, que marcou, não só a minha infância/adolescência, como a de muitas pessoas pelo mundo fora. Acho que deveria ser um crime, não ler ou ter lido Harry Potter haha

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s