Harry Potter e a Câmara dos Segredos – J.K. Rowling [Opinião]

99e524e9dd50c21c003f2db9ae89aa3c26f17Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Publicação: Julho de 2016 (30ª Edição)
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722325691 
PVP: 13,90
A minha classificação: 5/5 estrelas

Sinopse: Os dias de Verão com os Dursleys estavam a tornar-se insuportáveis. Harry Potter já não gostava muito de muggles, mas o pior é que tinha de passar os seus dias de férias em casa dos muggles mais muggles de todo o planeta e arredores.
Não havia maneira de voltar para a sua querida escola de feitiçaria… E ultimamente mesmo esse regresso se encontrava ameaçado, pois o duende Dobby não cessava de o avisar de que algo terrível o aguardava em Hogwarts… Nada mais nada menos do que a revelação dos misteriosos e ameaçadores poderes da câmara do segredos!

Opinião: Uma opinião bastante atrasada, mas mais vale tarde do que nunca, não é?

Para mim é um pouco dificil falar sobre Harry Potter, pois tenho muita coisa para dizer e ao mesmo tempo, por serem tantos livros (e já os ter lido a todos há uns anos), chego ao ponto de não saber o que dizer, pois não é uma surpresa total para mim. Não conheci nada de novo. Apenas relembrei.
Por isso, decidi ir comparando o livro que li com os anteriores. Neste caso, irei apenas comparar ao primeiro livro da saga, sendo que este é o segundo.

Uma coisa que notei é a evolução da escrita de J.K. Rowling. Ela acompanha o crescimento sem-titulo-1de Harry. Vemos o mundo de feiticeiros de uma forma diferente. No primeiro, Harry não conhecia nada deste mundo, tal como nós leitores, e por isso, o mundo que vemos em “Harry Potter e a Pedra Filosofal” é um mundo a descobrir, uma surpresa total. No segundo livro, ainda aparecem algumas surpresa, mas vemos Harry um pouco mais crescido e habituado, pelo que não temos tantas descrições de magia, como se fosse uma coisa nova, mas sim como uma coisa a que o jovem feiticeiro se está a habituar.

De entre estes dois livros, gostei muito mais deste segundo, por vários motivos. Temos algum destaque para aulas como Herbologia e Duelos de Magia, e tudo isto, como já se viu no primeiro, irá fazer parte do desfecho do livro, e é talvez isto o que mais gosto nestes livros: Tudo acontece por um motivo. Até mesmo as mais pequenas e “insignificantes” coisas.

Depois do primeiro livro, em que conhecemos imensas personagens, aqui conhecemo-las melhor. Mrs. Weasley foi, sem dúvida, o personagem que gostei de conhecer melhor. Também Draco Malfoy e o Snape tem os seus momentos. Nenhum personagem é deixado para trás!

Rever o filme, depois de terminar este segundo livro, foi ainda melhor, pois há certos momentos, e isso é normal, em que a magia que vemos num ecrã é totalmente diferente da que imaginamos, e isso é a única coisa que é melhor em filme do que no livro, como é óbvio.
Ri-me mais com este livro, do que com o anterior, isso é um facto. E gostei mil vezes mais da história, da forma como trouxeram Voldemort à vida de novo. Achei-a muito mais bem construída, em relação ao primeiro livro, e com muita mais ação e perigo, o que tornou este livro o meu preferido, de entre estes dois primeiros.

Como disse, é dificil para mim falar de livros que já li e estou a reler agora, quando sei a história toda e nada me vai surpreender. Mas sabe sempre bem rever este mundo, que marcou, não só a minha infância/adolescência, como a de muitas pessoas pelo mundo fora. Acho que deveria ser um crime, não ler ou ter lido Harry Potter haha

Anúncios

One thought on “Harry Potter e a Câmara dos Segredos – J.K. Rowling [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s