Viver sem ti (Viver depois de ti #2) – Jojo Moyes [Opinião]

20160803_131401Título Original: After you
Publicação: Set/2016
Editor: Porto Editora
ISBN: 9789720048851
PVP: 17,70€
A minha classificação: 4/5 estrelas

Sinopse: Como seguir em frente depois de se perder a pessoa amada?
Como construir uma vida que valha a pena ser vivida?
Louisa Clark já não é uma jovem banal a viver uma vida banal. O tempo que passou com Will Traynor transformou-a, sendo agora uma pessoa diferente que tem de enfrentar a vida sem ele. Quando um insólito acidente obriga Lou a regressar a casa dos pais, é impossível não sentir que está de volta ao ponto de partida.
Lou sabe que precisa de um empurrão que a traga de novo à vida. E é assim que acaba por ir parar ao grupo de apoio Seguir em Frente, cujos membros partilham sentimentos, alegrias, frustrações e bolos intragáveis. Serão também eles que a levarão até Sam Fielding – um paramédico que trabalha entre a vida e a morte, e o único homem que talvez seja capaz de a compreender. Mas eis que uma personagem do passado de Will surge de repente e lhe altera todos os planos, lançando-a num futuro muito diferente…. Para Lou Clark, a vida depois de Will Traynor significa reaprender a apaixonar-se, com todos os riscos que isso implica.
Em Viver Sem Ti, Jojo Moyes traz-nos duas famílias, tão reais como a nossa, cujas alegrias e tristezas nos tocarão profundamente ao longo de uma história feita de surpresas.”

Opinião: Esta foi talvez uma das continuações de livros que mais me surpreendeu, em toda a minha vida! Apesar de querer muito ler, uma parte de mim não se sentia preparada para ler uma continuação que não tivesse o Will Traynor. Além disso, qual seria a graça disso?img_20160925_120034 Afinal, sempre considerei que sem ele, “Viver depois de ti” não seria tão bom, mesmo tendo a Louisa. Também a sinopse em si, deu-me algum medo. O que será que iria encontrar neste livro? Será que conseguiria adaptar-me a uma história sem o Will?

Surpreendi-me e bastante! Este livro não foi nada do que eu esperava e considero isto algo positivo, pois esperava que fosse uma história mais “aborrecida”, que não fosse viciante como o primeiro. Talvez o que mais me surpreendeu, foi a capacidade de Jojo Moyes em deixar-me confusa sobre o que sentir, pois foram muitas as coisas que senti: Diversão, tristeza, saudade, vicio, curiosidade. Mais uma vez a autora conseguiu provocar em mim um turbilhão de emoções e por isso gostei tanto deste livro!
Dei por mim a sentir falta do Will muitas vezes, tal como a Louisa demonstrava. Confesso que foi difícil ver romance neste livro, e foi por isto que não dei ao livro 5 estrelas, por sentir que faltava algo mais para ser uma história fantástica. Mas no fim fiquei contente por ela começar a tentar viver a vida, indo às sessões do grupo que ela frequenta, sessões essas que foram muito divertidas!

Lily (não vou dizer quem é, não vá dar spoiler sem percebê-lo) é uma personagem complicada mas que aos poucos foi-me conquistando com algumas ações, apesar das outras partes negativas. O Sam é outro personagem que gostei imenso, tal como a sua colega de trabalho. Num geral, os novos personagens que Jojo Moyes nos apresenta são fantásticos e com personalidades únicas, que me marcaram de formas diferentes. Uma parte de mim não esperava que a memória do Will surgisse neste livro, por pensar que isto seria uma história a passar-se muito tempo depois. Mas como podia Louisa esquecê-lo? Foi uma personagem marcante no primeiro livro. Também outras personagens do livro anterior surgem neste (uma surpresa).

img_20160922_135056Algo que gostei muito neste livro foi a forma como a autora escreveu este livro, tornando-o dramático, mas também engraçado. Vejo também nisto, uma história que poderia ser real. Não consigo apontar quase nada como algo impossível de encontrarmos na realidade, para ser sincera. Este é outro ponto que gostei muito, pois muitas pessoas sabem que adoro a Lesley Pearse, por ela escrever os livros de uma forma mais real, sem muita fição, e Jojo Moyes trouxe-nos também famílias e personagens que, se pensarmos bem, todos nós temos nas nossas vidas (ou que pelo menos conhecemos).

Se não ficaram satisfeitos com o final de “Viver depois de ti” e querem ver como será a vida de Louisa depois do final do primeiro livro, leiam este livro! Se gostaram do primeiro livro mas têm receio de ler o segundo, por razões idênticas às minhas, leiam este livro! Simplesmente, leiam este livro, não importa como se sentiram com o primeiro, pois Louisa Clark é uma das melhores personagens que já encontrei em livros. É divertida, forte, e deixa marcas na vida de qualquer leitor!

Um livrogrupo_porto_editora_novo

Anúncios

5 pensamentos sobre “Viver sem ti (Viver depois de ti #2) – Jojo Moyes [Opinião]

  1. Pingback: Literatura | “Um Mais Um — A Fórmula da Felicidade” de Jojo Moyes — Opinião | The Girl Who Reads Books

  2. Pingback: Leituras de Setembro [2016] – Wrap-Up – The Girl Who Reads Books

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s