Shatter Me (Shatter Me #1) – Tahereh Mafi [Opinião]

r2Publicação: Outubro-2012 
Editor: HarperCollins 
ISBN: 9780062085504 
PVP: N/A – Variável de site para site – Compra-o em www.wook.pt
A minha classificação: 3,5/5 estrelas

Sinopse (versão pt-br aqui): Juliette hasn’t touched anyone in exactly 264 days.
The last time she did, it was an accident, but The Reestablishment locked her up for murder. No one knows why Juliette’s touch is fatal. As long as she doesn’t hurt anyone else, no one really cares. The world is too busy crumbling to pieces to pay attention to a 17-year-old girl. Diseases are destroying the population, food is hard to find, birds don’t fly anymore, and the clouds are the wrong color.
The Reestablishment said their way was the only way to fix things, so they threw Juliette in a cell. Now so many people are dead that the survivors are whispering war – and The Reestablishment has changed its mind. Maybe Juliette is more than a tortured soul stuffed into a poisonous body. Maybe she’s exactly what they need right now.
Juliette has to make a choice: Be a weapon. Or be a warrior.

Opinião: Há muito, muito tempo que queria começar esta trilogia, porém conforme ia encontrando opiniões variadas (positivas e negativas), fui dando por mim a adiar e até a perder um pouco o interesse nela. Então lá decidi dar uma oportunidade a ela no inicio deste ano, lendo em conjunto com a Filipa (do canal FilipaBo0ks), bastante animada, sobretudo porque a Patrícia (no canal de youtube A Vida de uma Bookworm – Vão subscrever o canal dela já!! haha :p ) só falava de Shatter me, “e tens que ler. e vais amar. e etc”. As minhas expectativas eram bastante altas e acho que isso foi um pequeno fator para não dar as 4 estrelas ou 5, apesar de ter adorado o livro.
Vou já dizer que o Warner é o meu personagem favorito. Já o era antes de ler a novela dele “Destroy me” (opinião em breve), aliás. Quanto ao outro personagem masculino Adam… Só posso dizer que é um personagem banal, sem muito interesse, que não me cativou nem um pouco. Não acho que isto seja culpa da autora. Talvez ela tenha decidido investir mais no Warner, não sei… Mas o Adam e o par que ele faz com a protagonista é simplesmente… Aborrecido e tão comum, que dei por mim exausta do foco da história nestes dois, o que é inevitável, já que o livro é escrito na primeira pessoa (visão da Juliette). E esta foi a razão principal porque não dei 5 estrelas ao livro, sem dúvida, para além de que demorei um pouco a entrar na história. Mas pelo que já ouvi, toda gente que leu a trilogia, passou por isto no primeiro livro, porém essas mesmas pessoas afirmam que a trilogia só melhora, então veremos…51qiucgl8hl-_sy344_bo1204203200_

Em termos da história: Tem potencial, e espero que seja muito mais desenvolvida no próximo livro “Unravell Me“. Apesar de ter demorado a entrar na história, assim que se entra, é vicio garantido, pelo mundo que nos é apresentado.
A escrita da autora é simples mas boa, mas como este é o primeiro livro, não quero falar muito. Apenas recomendo a todos os que lerem Shatter me, quer gostem, quer não, dêem uma oportunidade à trilogia, lendo “Destroy me” que é a novela do Warner e que explica muitos acontecimentos. Acho que sem isto, é normal que uma pessoa que não tenha gostado tanto do livro, acabe por achar a história confusa quando temos o Warner presente.

É um livro que recomendo para fãs de Divergente e The Hunger Games, pois senti algumas semelhanças em certos pontos entre estas três trilogias.

8 thoughts on “Shatter Me (Shatter Me #1) – Tahereh Mafi [Opinião]

  1. S Mudo Literário diz:

    Eu entendo perfeitamente a sua decepção com este primeiro livro, eu quando tentei ler pela primeira vez não consegui passar do primeiro capítulo. Um tempo depois dei outra chance e me surpreendi! A trilogia melhora muito com o decorrer da história e o último livro é MARAVILHOSO. Espero que continue lendo, vou ficar aguardando sua opinião. Adorei a resenha, beijos.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

