A Luz Entre Oceanos – M. L. Stedman [Opinião]

13417381Título Original: The Light Between the Oceans
Publicação: 07-2012
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722348485
PVP: 17,90€ – Compra-o em www.levo.pt  
A minha classificação: 4/5 estrelas

Sinopse: 1926. Tom Sherbourne é um homem que, regressado dos horrores da Primeira Guerra Mundial, aceita ocupar o posto de faroleiro numa remota ilha ao largo da costa oeste australiana. Os únicos habitantes de Janus Rock, Tom e a sua esposa Isabel vivem uma vida pacata, isolados do resto do mundo. Numa manhã de Abril dá à costa um barco que transporta um homem morto e um bebé que chora – mudando para sempre o destino do jovem casal. Só anos mais tarde vão descobrir as terríveis consequências da decisão que tomaram naquele dia – à medida que a verdadeira história daquela criança se revela… Esta é uma história sobre o bem e o mal, e de como por vezes se confundem.

Opinião: “A Luz entre Oceanos” conta-nos uma história intensa, bonita mas triste também, mas sobretudo, única, que podia muito bem ser uma história real. Que nos toca, que nos deixa abalados com o quão real isto nos parece. É uma história realmente bonita, pela mensagem que passa.
Acho que teria adorado ainda mais o livro e dado as 5 estrelas, se não tivesse visto o filme antes. É um mal meu: por vezes decido ver o filme primeiro, e depois acabo por não apreciar o livro como era suposto, porque de alguma forma a história torna-se previsível. Quando é contrário (ler o livro e depois ver o filme) tal não acontece. E esta foi uma pequena lição para mim mesma: ler os livro SEMPRE primeiro, porque imaginar tudo primeiro, tudo na minha cabeça, é mil vezes melhor.

Mas regressando ao livro… Achei a primeira parte um pouco lenta, sem muito a acontecer. Acho que teria sentido o mesmo, mesmo se não tivesse visto o filme, pois vi algures outra leitora portuguesa com a mesma opinião. Mas não deixou de ser bom. Porém é quase no fim dessa primeira parte que a história começa a ter alguma ação, algum drama, e é isto que torna o livro bom: os seus personagens e o drama em volta destes.
O ponto que mais gostei na história é que o autor criou personagens com personalidades intrigantes e fortes. As decisões que estes tomam tornam-nos ainda mais reais, mais humanos. Todo o drama em volta é fantástico e deixa-nos indecisos sobre em quem deveremos depositar a nossa compreensão. O Tom e a Isabel que ficaram com uma criança não é deles? É errado, aos olhos da lei, e também se formos ver a perspectiva da mãe biológica da criança, mas depois de tantas perdas, não será compreensível que um casal, principalmente a mulher cometa esta enorme loucura e fique com uma criança que não é sua por direito? Chega a ser complicado, pois senti mesmo vontade de compreendo-los, de torcer para que eles ficassem com a criança. Há muitas questões morais envolvidas neste livro e eu adorei isso nele.
Tom é o meu favorito, por ser tão bem criado e tão real. Mas acho que já deu para entender que adoro o quanto um livro é realista. Não realista a 100%, porque afinal os livros servem também para fugir um pouco a este mundo e entrar em mundos diferentes, certo?

É um livro que recomendo totalmente aos amantes de dramas fortes mas com o seu toque de “beleza”. Recomendo também a lerem o livro antes de verem o filme, porque imaginar tudo de raiz, na nossa cabeça, é muito melhor, sem dúvida.

Para mais informações sobre o livro A Luz Entre Oceanos, clica aqui.

Uma leitura com o apoio de 13866769_821828817951392_862605751_n

Anúncios

One thought on “A Luz Entre Oceanos – M. L. Stedman [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s