[Filme] 50 Sombras Mais Negras (2017) – Opinião

Título original: Fifty Shades Darker
Gênero: Romance, Drama, Erótico.
Data de lançamento: 09-Fevereiro-2017
Elenco Principal: Jamie Dornan, Dakota Johnson, Kim Basinger, Bella Heathcote, etc.
A minha classificação: 7/10

Opinião: São raras, mesmo muito raras, as vezes que admito que um filme é melhor do que o livro. Apesar de não serem maus os livros de E.L. James, eu considero a narração irritante, principalmente de cada vez que a protagonista se lembra de trazer a “deusa interior” para o meio da história. Sempre tive a sensação de que estava a seguir o romance entre um milionário e uma criança de 13 ou 14 anos, para ser sincera. Mas os filmes são uma história TOTALMENTE DIFERENTE. São bastante fiéis aos livros e, apesar de não serem os meus atores de eleição em termos físicos, Dakota e Jamie conseguiram melhorar os personagens que conhecemos nos livros, por isso é um ponto positivo para os filmes, quando comparados aos livros.

Resultado de imagem para fifty shades darker gif
O primeiro filme foi bom, gostei. Sim, gostei. Não vou dizer que não gostei, por vergonha ou de ser este tipo de filme ou por ser talvez uma das poucas pessoas que consegue assumir que gosta de toda esta história. Mas este segundo filme está muito, muito melhor. Talvez o facto do marido da autora ter dirigido (ou escrito o roteiro, não me lembro) este filme, tenha ajudado… Senti que este filme foi ainda mais fiel ao seu livro, do que o filme anterior. Também a história é muito melhor, o que ajuda. Anastasia já não é apenas uma rapariga sonsa. Ok, continua a ser um pouco sonsa e a cometer alguns erros, mas é essa a piada da história também, certo? Christian está melhor e tenho que admitir que Jamie sabe interpretá-lo bem. Sinto que os personagens, assim como a história, nos livros têm algumas falhas, mas nos filmes tanto os atores como os produtores têm melhorado esses pontos, dai acabar por considerar os filmes melhores que os livros. É uma boa adaptação, bastante fiel, e com um elenco bom. Não fantástico, pois acho que falharam imenso em termos físicos, como já disse, principalmente Mrs. Robinson, que para ser sincera… É uma mulher um pouco “masculina”, não a “mulherão” que imaginei que seria como nos livros. Este foi um ponto que me desagradou bastante.

Resultado de imagem para fifty shades darker gif
Outro ponto que gostei e não gostei… Dois “plots” num só livro/filme. Neste caso, filme. Como trata-se de uma adaptação, poderiam ter adotado uma estratégia diferente e re-construído a história em certos pontos. Temos a parte do Jack, o patrão da Ana, que é compreensível ser posto aqui, porém num só filme colocam duas “tragédias”, o que para mim não funciona muito bem, pois o ponto da Leila, uma das antigas submissas do Christian, seria excelente, se fosse mais explorado, mais desenvolvido. Não houve tempo, por termos também a parte do Jack. Mas poderiam, mesmo assim, ter desenvolvido melhor esta parte, alterando um pouco este ponto da história. Poderiam ter tornado a Leila alguém mais instável, mais maluca, mais… obscura, e dramatizar mesmo a sério o filme. Acho que é nisto que pecam os filmes e também livros: Desenvolvem mais cenas de sexo, do que do drama em si. Sexo no primeiro filme era um “ok”. Mas o segundo torna-se mais romântico, o conceito de BDSM é posto um pouco de parte, então poderiam ter desenvolvido melhor a parte dramática, fazendo assim jus ao título.

Resultado de imagem para fifty shades darker gif

Retirando estes pontos dos plots e da Mrs. Robinson, gostei bastante mais deste segundo filme, apesar de continuar a detestar que tenham escolhido o Jamie em vez do Matt Bowman… Desde ontem que tenho visto muitos críticos falarem mal deste filme, tudo críticos do sexo masculino e porque será? 50 Sombras de Grey (Mais Escuras, agora) é um filme de SEXO, ROMANCE, algum drama também. Mas é uma adaptação de um livro ERÓTICO. Ou se gosta ou não se gosta. Não há meio termo, quanto a filmes/livros deste género. É isto que me irrita profundamente: Criticarem este filme, chamarem a isto de “shitty filme”, etc. Este tipo de filme serve para entreter. É apenas um filme. Não é um filme produzido com a intenção de ganhar prémios ou de passar uma mensagem. Este é um tipo de filme que não vejo nexo em ser visto por críticos de cinema, porque é mesmo daquele tipo de filmes simples, como disse… para entreter, não para marcar história mas para fugir à realidade, e só isso. É também um filme produzido mais para mulheres, na minha opinião, pelo que é normal que a maioria dos críticos seja tudo homens.

Não é um filme que me imagine a ver nos próximos meses, porque não é nada de fantástico, mas é sim um bom filme, cujo o dinheiro, gasto no cinema, posso dizer que valeu a pena. Caso tenham planos de o ir ver ao cinema, permaneçam no cinema durante os créditos finais, pois será passado um pequeno teaser do terceiro filme “Fifty Shades Freed“/”50 sombras livre”. 😉

Trailer

Anúncios

3 thoughts on “[Filme] 50 Sombras Mais Negras (2017) – Opinião

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s