A Bela e o Monstro (Novelization) – Elizabeth Rudnick

16298789_1341243665898746_836799103374836157_nTítulo Original: Beauty and the Beast – Novelization 
Publicação: 14-Fevereiro-2017
Editor: Dom Quixote 
ISBN: 9789722061728 
PVP: 12,90€ – Compra-o em www.wook.pt 
A minha classificação: 5/5 estrelas

Sinopse: Um conto tão antigo como o tempo…
Bela quer mais da vida do que a pequena aldeia de Villeneuve tem para oferecer. É uma rapariga diferente das outras pessoas, com as suas próprias ideias, muito independente e cheia de força de vontade, além de adorar livros. Anseia por viagens e aventuras, por uma vida tão emocionante como as histórias que lê.
No entanto, quando o seu querido pai é feito prisioneiro por um monstro, num castelo encantado, o caminho de Bela muda para sempre. Pondo em risco a sua liberdade e o seu futuro, toma o lugar do pai no seu sequestro, com a secreta promessa de fugir.
Mas, quanto mais vai sabendo sobre o monstro e o castelo misterioso, mais Bela se apercebe que talvez a história dele — tal como a sua — seja mais importante do que alguma vez poderia ter imaginado.

Opinião: Não poderia dar menos do que 5 estrelas, como é óbvio. Apesar de nunca ter lido o clássico original (algo que tenho que fazer este ano), adorei esta versão, que é a “novelization” do filme live-action, que chega aos cinemas a 16 de Março deste ano!
Notei que tem algumas diferenças e mudanças quando comparado com o filme animado da Disney, mas não consegui deixar de gostar deste livro, porque por mais mudanças que tenha, o livro continua a ser mágico, continua a ter a verdadeira essência e beleza da história que marcou várias gerações! Este livro alcançou as minhas expectativas. Não superou, pois considero impossível superar as expectativas de que isto seria algo 100% fantástico e lindo.
Considero a tradução bem concebida, apesar de ter achado estranho ver o Gaston e a Belle tratarem-se por “você”, mas isto vem do meu hábito de ver “familiaridade” entre personagens no filme animado. Não me arrependo nada de ter comprado a versão portuguesa, pois a Dom Quixote fez um trabalho excelente, tanto a nível de tradução como de design. Prefiro mil vezes os tamanhos dos nossos livros do que os do Reino Unido, que são praticamente do tamanho de um livro de bolso.

51qiucgl8hl-_sy344_bo1204203200_3

Uma fan art de Beauty and the Beast que adorei e quis partilhar convosco ♥

Há certos pormenores da história, que apesar de serem diferentes da história original que todos conhecemos, encaixaram bem na mesma. Houve imensas coisas que foram explicadas, como por exemplo o porquê de ninguém conhecer o castelo e o que lá aconteceu, sendo que um príncipe é um príncipe e este não passa propriamente despercebido. Também temos acesso ao momento da transformação do monstro, algo que no filme animado é explicado em apenas algumas breves imagens. Uma coisa que me deixou triste foi não terem posto as letras das músicas nas respetivas cenas, porém torna-se compreensível ao mesmo tempo, pois trata-se de um livro afinal e música não é uma coisa que se imagine, em termos de som e instrumental. Porém, depois de ver o filme em Março, este pormenor tornar-se-ia giro.
Também a tensão entre os membros do castelo e o príncipe não passa despercebida e isto é algo que gostei, pois afinal eles estão presos como antiguidades, por culpa do egoísmo e vaidade do soberano deles, certo? O filme animado não mostra o “rancor” que eles sentem por terem sido levados com o monstro para aquela maldição. É verdade que é um filme para crianças, por isso não direi que prefiro uma coisa à outra. Gosto de ambas as versões, mas esta traz muitos pormenores que faltavam e que tornam de certa forma este filme mais indicado para aqueles que seguiram o filme durante a infância e adolescência.
Digo filme, pois se retirarmos a narração, este livro é exatamente o que acontecerá no filme (penso eu), e não podia estar mais entusiasmada! Que venha Março! Que venha toda a magia e música que fizeram do filme animado o meu favorito, tal como farão deste live-action o meu filme favorito de 2017, tenho a certeza!

Advertisements

One thought on “A Bela e o Monstro (Novelization) – Elizabeth Rudnick

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s