O Universo nos Teus Olhos – Jennifer Niven [Opinião]

51qiucgl8hl-_sy344_bo1204203200_3Título Original: Holding Up the Universe
Publicação: 01-Março-2016
Editor: Nuvem de Tinta (Penguin Random House)
ISBN: 9789896652005
PVP: 16,50€ – Compra em www.wook.pt
A minha classificação: 5/5 estrelas

Sinopse: Libby, outrora a rapariga mais gorda da América, conseguiu finalmente ultrapassar o desgosto causado pela morte da mãe e está pronta para voltar a viver.
Jack é o típico rapaz popular do liceu, no entanto tem prosopagnosia e não consegue reconhecer caras.
Quando o destino os une a solidão que cada um sente dá lugar a sentimentos muito diferentes… Uma história de superação e de um amor verdadeiro e invulgar que nos devolve a esperança no mundo, em nós e no outro.

Opinião: Tinha dado como garantido que nunca mais leria nenhum livro desta autora, por não ter gostado de “Fala-me de um dia perfeito”, mas este novo livro cativou-me tanto pela sua premissa (e capa, claro), que não resisti. Lá peguei nele e o resultado? Adorei! E agora sinto que devo dar uma segunda oportunidade ao outro livro da autora, pois ler um livro durante uma reading slump (demorei um mês a lê-lo para terem noção), dá nisto de “ler mal” um livro. Talvez o livro não seja mesmo bom, mas sinto que merece uma segunda oportunidade e quem sabe acabe por gostar dele.

Mas hoje estou aqui para falar de “O Universo nos Teus Olhos”. Este livro agarrou-me de uma forma inexplicável. É uma história simples, mas bonita, cheia de personagens únicos e cheios de carácter. Jack foi, obviamente, o meu preferido. Tenho qualquer coisa com personagens masculinos pois sempre que há uma versão destes, geralmente acabo sempre por preferi-los às protagonistas. Jack sofre de um problema chamado “prosopagnosia”, problema este que achei interessante ver explorado nesta história. Primeiro, porque não o conhecia e sou sempre curiosa por conhecer mais do “mundo”. Segundo, porque é interessante (e triste) ver o modo como a pessoa, que sofre de prosopagnosia, leva a vida.
Libby, por outro lado, sofre de obesidade, embora já tenha perdido peso, mas isso não evita que seja vitima de bullying ao regressar às escola. E é isto que gosto na escrita da autora: a forma como ela decide que os seus personagens vão lidar com estes dois problemas. Esta história pode ser, acima de tudo, uma mensagem e exemplo, pois quantas pessoas, pelo mundo fora, não sofrem de bullying, seja qual for o problema que tenham? Libby é uma personagem forte, corajosa, destemida (é praticamente tudo a mesma coisa), e acho que pode ser um modelo, um “role model” para todas as raparigas, mesmo para quem não é obeso e é vitima de bullying por outra razão.

O final não era algo que esperava, sinceramente, depois de ler o outro livro da autora. A história desenvolve-se bem, sem quaisquer momentos aborrecidos. Gostei mesmo muito deste livro e dos seus personagens. Gostei principalmente da forma como a autora põe numa história problemas tão complexos e como consegue criar personagens tão bons. Como disse, é uma história simples, mas ao mesmo tempo linda, pela mensagem e por tudo o que acontece.

Uma leitura com o apoio de16388163_1258117797607780_4753655202667416021_n

Advertisements

One thought on “O Universo nos Teus Olhos – Jennifer Niven [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s