A Minha História com o Bob – James Bowen [Opinião]

30843039Título Original: A Street Cat Named Bob
Publicação: 05-2016 (reimpressão) 
Editor: Porto Editora  
ISBN: 9789720045829 
PVP: 16,60€ – Compra-o em www.wook.pt 
A minha classificação: 4/5

Sinopse: Quando James Bowen encontra um gato alaranjado no prédio onde vive, não faz ideia do quanto a sua vida irá mudar. Lutando por sobreviver como músico de rua na cidade de Londres, a última coisa de que precisa é um animal de estimação. No entanto, incapaz de resistir ao animal doente, acolhe-o em sua casa. Quando Bob recupera a saúde, James deixa-o à porta do prédio, imaginando que nunca mais o voltará a ver. Todavia, Bob tinha outros planos. Dentro de pouco tempo, os dois tornam-se inseparáveis e as muitas aventuras que irão viver transformarão para sempre as suas vidas, curando lentamente as cicatrizes do passado atribulado de ambos.
Esta é a história de uma amizade improvável e de como um gato vadio irá ajudar um homem a recuperar a sua autoestima e dar-lhe uma nova esperança quando o resto do mundo lhe parecia ter fechado as portas.

Opinião: Há anos que não lia um livro deste género e como foi ótima esta leitura… É uma história leve mas bonita, sem dúvida. O facto de saber que tudo o que aconteceu é real e não é apenas fição, dá um toque triste mas ainda assim lindo ao que este homem e o seu gato viveram.
Não é dos meus géneros literários favoritos, por isso comecei o livro em Novembro do ano passado mas só voltei a pegar nele este mês. É daqueles livros que ou pegamos e o lemos de uma só vez ou então vamos demorar imenso a ler porque nem todos os capítulos são cativantes, nem tudo é perfeito. Mas lá está, não é o meu género favorito, mas eu achei o gatinho tão fofo e fiquei tão curiosa com a sua história, que decidi que seria este mês que iria terminá-lo!

Como disse, a história é bonita mas triste ao mesmo tempo. Esta acaba por não ser apenas a história de um gato mas também do seu dono, neste caso do autor do livro. É a história de como um pequeno animal veio revolucionar e mudar a vida de um homem que parecia estar perdido. É uma história bonita exatamente por isso. Mas é triste também porque sabemos que tudo aquilo aconteceu, desde cantar na rua, viver sem quase nada, não ter nada nem ninguém. É extremamente interessante ver como um bichinho conseguiu mudar a vida de uma pessoa, tal como é engraçado que um gato torne-se tão domesticado após viver nas ruas.
Achei piada a episódios como o gato a fazer necessidades na sanita (hahaha) ou das várias partes em que James contava momentos entre o Bob e pessoas que passavam na rua e que ajudavam. Uma das minhas partes favoritas é sem dúvida a de quando o Bob foge, pelo James não pensa duas vezes em largar a guitarra e socorrer o seu fiel amigo. É bonito ver como uma pessoa, que quase nada tem na vida, excepto a sua guitarra (antes do gato aparecer) e mesmo assim saber valorizar e perceber o que é mais importante para ele.

Não há muito a falar, pois é um livro pequenino, mas é um livro que gostei. Não dou as 5 estrelas porque sinto que não foi tão bom como outros livros que já li deste género, mas é sem dúvida um livro bom, que todos deveriam ler, pelo gato, pela história em si. A escrita em si é simples e não tem nada de mais. É apenas uma história escrita como se fosse um diário mas que não deixa de ser menos interessante e bonita por isso.

Advertisements

One thought on “A Minha História com o Bob – James Bowen [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s