Entre as Linhas – Jodi Picoult e Samantha Van Leer [Opinião]

451qiucgl8hl-_sy344_bo1204203200_3Título Original: Between the Lines
Publicação: Março-2017
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722531931
PVP: 16,60€ – Compra-o em www.bertrand.com ou em www.wook.pt 
A minha classificação: 4/5 estrelas

Sinopse: Delilah não consegue parar de ler o seu conto de fadas preferido. As outras raparigas da sua idade já começaram a namorar e são populares, mas ela prefere o conforto de um final feliz e de saber que não vai ter surpresas. Até que lhe acontece a maior surpresa de todas… Oliver é o príncipe encantado do conto de fadas de que Delilah tanto gosta. Um dia, ele olha para ela da sua página e começa a falar. É um milagre que a princípio parece perfeito… mas depois fica tudo virado do avesso.

Agora Delilah vai ter de decidir: vai ajudar o príncipe Oliver a sair das páginas do livro? Ou será a sua oportunidade para mergulhar nas páginas de um final feliz?

Opinião: Nunca antes tinha lido nada da autora mas sinto que comecei da melhor maneira, mesmo este livro sendo escrito em conjunto com a filha da autora! Algo simples mas mágico ao mesmo tempo. Li algures uma opinião não muito positiva, de que este livro era um tanto infantil. Não é um livro tão “adulto” em termos da história, mas também não é um livro infantil. É um livro, que na minha opinião, não tem idade. É um livro que pode agradar tanto uma criança de 12 anos como um adulto de 30, ou então alguém entre essas idades, como eu! A escrita é simples, sim, ou seja, não é muito desenvolvida, mas que não vem prejudicar de todo a história, que mesmo tendo um toque infantil pelo óbvio, e eu gostei realmente deste livro por isso. Recordou-me a minha infância, por todo este tema de contos de fadas e da sua magia, ao mesmo tempo que veio na altura ideal. Às vezes sabe bem ler algo assim leve, sem muita complexidade mas que é tão bom quanto um livro mais complexo.

As personagens foram um ponto que adorei sem dúvida! São divertidas, mágicas, assim como a história. Não me apaixonei pelo príncipe Oliver, como Delilah (hahaha), mas apaixonei-me pela história e pelas suas aventuras, o que sinto que era essa a intenção de Jodi Picoult, no fundo. O conto de fadas é também integrado na história. Não apenas como um “sujeito ausente”, sobre o qual se fala mas que não chegamos a conhecer. Temos também direito a ler o conto de fadas pelo qual a protagonista é tão obcecada e adorei ler cada página deste! É sem dúvida um livro divertido, com uma história original, que pelo menos eu nunca li antes, o que o torna especial e tão mágico para mim.
Quando o agarrei pela primeira vez, esperava uma coisa, mas este acabou por revelar-se algo diferente, mas sem deixar de ser bom, o que é raro, porque ou um livro é o que esperamos e acabamos por gostar deste ou não é e acaba por desiludir. Mas gosto quando um livro me mostra algo diferente, inesperado mas que no fundo acaba por agradar-me tanto ou mais como esperava.

Só esperava algo mais do final, isto é, esperava ver um epílogo ou de saber o que aconteceria depois de que outros soubessem do que acontecera, mas gostei mesmo assim. Não sabia realmente o que poderia acontecer no final, se Delilah conseguiria tirar Oliver do livro ou não, mas foi de facto um final um tanto inesperado e bonito, o que combinou na perfeição com todo o seu desenvolvimento de história.
Quanto às ilustrações: gostei da ideia de ir inserindo-as ao longo da história, tanto as pequenas como as imagens ilustrativas do conto de fadas, tendo adorado sobretudo estas últimas, que apesar de um pouco pormenorizado e “complexo” para um conto de fadas, estavam muito bem trabalhadas!

Um livro que recomendo, principalmente para quem nunca leu nada da autora, como eu, pois não imagino que possa haver melhor livro para começar a segui-la!

Uma leitura com o apoio de13417381

Anúncios

One thought on “Entre as Linhas – Jodi Picoult e Samantha Van Leer [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s