O Coração de Simon contra o Mundo – Becky Albertalli [Opinião]

17362419_1390394094317036_4558227940742236658_nTítulo Original: Simon vs the Homo Sapiens Agenda 
Publicação: Abril-2017 
Editor: Porto Editora 
ISBN: 9789720048653 
PVP: 15,50€ – Compra-o em www.wook.pt 
A minha classificação: 5/5 estrelas

Sinopse:  Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador. 
Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola.
Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro.

Opinião: Se não leram este livro ainda ou se nunca pensaram em ler, do que estão à espera? Corram! Toca a lê-lo!
Recentemente, recomecei a ler livros deste género menos adulto (young-adult, talvez?), mas sobre este livro, não sabia o que esperar. Comecei com algumas expectativas, afinal é o livro de que toda gente fala, porém o inicio parecia-me uma narrativa à John Green: sem grande desenvolvimento, com diálogos “atoa” e que não contribuíam nada para a história. PORÉM houve um momento na história, ainda no inicio desta, que serviu de “clique” e então agarrei-me totalmente ao livro. Devorei-o e terminei-o a querer mais!

Vou começar por mencionar o quanto adorei as referências a Harry Potter! Só por isso, o livro já me conquistou. Foi sem dúvida um livro cheio de referências fantásticas que vieram torná-lo ainda mais divertido.
Porém este é um livro que aborda vários pontos sensíveis, como a homossexualidade e o bullying perante este último ponto. Cheguei a sentir-me triste, revoltada e, sobretudo, emocionada, pelos vários acontecimentos que decorreram ao longo da história. Não sei realmente por em palavras o quanto este livro mexeu comigo em vários níveis, deixando-me num turbilhão de emoções. Foi triste e irritante conhecer certos personagens que se comportaram de forma errada com Simon, ao chantageá-lo ou ao gozar com este acerca da sua orientação sexual. Isto poderia perfeitamente ser uma história real, pois este é um assunto que ainda não é visto com bons olhos por grande parte da sociedade e é isto que ainda torna tudo mais emocionante e triste. Porém Simon é um personagem único, forte, corajoso, que consegue lidar com tudo o que lhe acontece de uma forma que deixa qualquer leitor orgulhoso e feliz, como me deixou a mim.

13047090
Claro que existem os outros personagens como Abby, Leah e Nick que estão lá com ele. São personagens que gostei também de conhecer. Num geral, gostei dos personagens criados por Becky. São reais, engraçados mas acima de tudo inspiradores de alguma forma, pelo modo como agem em relação à revelação de Simon.

51QiUCgL8hL._SY344_BO1,204,203,200_

Falando também da outra parte da história, do seu romance: Confesso que desta vez, fui apanhada de surpresa! Não esperava realmente que o Blue fosse aquele personagem, mas foi uma agradável surpresa. O que acontece após Simon descobrir quem está por de trás dos e-mails, fez-me sorrir imensas vezes. Um livro engraçado mas também um pouco triste, acabou por tornar-se em algo bonito, inspirador, que tira um sorriso a qualquer pessoa. Achei realmente fofinho o romance que é desenvolvido nas páginas finais. Não encontro outro adjetivo melhor, pois “fofo” é a palavra que me veio à cabeça a cada beijo, a cada abraço, a cada momento entre o Simon e o seu misterioso Blue.

Comecei este livro um pouco desiludida, pois tinha certas expectativas. Mas adivinhem? Num abrir e fechar de olhos, dei por mim envolvida na história, mergulhada num mar de emoções. Foram muitas as gargalhadas que este livro me porporcionou, assim como sorrisos de orelha a orelha, mas também houve momentos que me deixaram triste, revoltada, ao ponto de sentir lágrimas nos olhos, pois afinal todos somos iguais, todos temos direito a amar seja quem for, homem ou mulher, e é triste e vergonhoso saber que há pessoas que não sabem respeitar e aceitar esta verdade.
O título não poderia fazer mais sentido (até prefiro o nosso, ao original)! “Simon vs the homo sapiens agenda”, em inglês, é uma leitura obrigatória, para todas as pessoas de todas as idades, principalmente para aqueles que como Simon sentem-se ameaçados pelo mundo por serem “diferentes”. É um livro que me marcou de uma forma inexplicável e que se tornou num dos meus favoritos deste ano, sem dúvida.

Uma leitura com o apoio degrupo_porto_editora_novo

Advertisements

4 thoughts on “O Coração de Simon contra o Mundo – Becky Albertalli [Opinião]

  1. Pedro Beckett diz:

    Este foi, sem qualquer dúvida, um dos melhores livros que li este ano. Primeiro devido à história que é super cativante, as personagens intrigantes e, por último, os temas tratados. Sem dúvida uma leitura que recomendo.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s