Se eu fosse tua – Meredith Russo [Opinião]

17361677_984667894999833_5217914283792169674_nTítulo Original: If I Was Your Girl
Publicação: Abril-2017 
Editor: Nuvem de Tinta 
ISBN: 9789896652197 
PVP: 16,30€ – Compra-o em www.wook.pt
A minha classificação: 5/5 estrelas

Sinopse: Só porque tens um passado, não quer dizer que não possas ter um futuro.
Mudar de escola no último ano e ser a miúda nova do liceu nunca é fácil para ninguém.
Amanda Hardy não é excepção: se quiser fazer amigos e sentir-se aceite, terá de baixar as defesas e deixar que os outros se aproximem.
Mas como, quando guarda um segredo tão grande?
Uma história inspiradora e comovente que nos enche o coração e nos ensina que o amor mais verdadeiro e profundo nasce da coragem de sermos nós mesmos.

Opinião: “If I was your girl” é o primeiro livro que leio cuja protagonista é transsexual. Já tinha lido alguns livros que incluíam personagens homossexuais mas nunca antes tinha lido nada com transsexuais e foi sem dúvida uma leitura surpreendente! A escrita de Meredith Russo é fluída e simples, no sentido em que nos agarra desde a primeira página. Simples mas cativante. E algo que adorei neste livro foi a forma brilhante em como a autora transmitiu o que tinha a transmitir: os sentimentos da personagem, ensinando-nos algumas lições também. É um livro brilhante, sem muita complexidade, mas que é triste e lindo ao mesmo tempo. Acho que o que tornou a história ainda mais real na minha cabeça foi saber que a autora é também transsexual como a sua personagem, pelo que chega-se a sentir que muito do que acontece no livro poderá ter acontecido na vida de Meredith Russo.

Amanda não é apenas uma personagem linda como também é forte e corajosa. Por tudo o que enfrentou e por tudo o que enfrenta. Esta pode ser a história de muitas pessoas que passam por uma mudança destas nas suas vidas, mudança essa que ainda hoje é vista de forma preconceituosa e mal compreendida pela sociedade. A voz da personagem é forte mas acima de tudo dá-nos uma visão interior do que realmente a vida de uma pessoa transsexual pode ser ou pelo menos ter sido. O que acontece no passado e presente com Amanda é triste, muito triste, ao ponto de me deixar totalmente sem palavras, revoltada e emocionada. Apesar de ser bastante triste ver tudo o que a protagonista sofre como consequência do seu desejo e sentir, a história acaba também por ser de alguma forma forte e bonita e foi isto que mais me agarrou e marcou neste livro. A escrita de Meredith é sobretudo envolvente e capaz de emocionar qualquer um. Mesmo agora, horas depois de terminar de ler o livro, não consigo parar de pensar nele.

No fundo, não sinto que este livro gire em redor do romance. Temos romance e é importante de certa forma, mas acho que no fundo a intenção deste livro é dar-nos a mostrar o outro lado, os sentimentos deste grupo de pessoas que ainda é tão julgado e incompreendido pelo ser humano. É um livro cheio de lições, cheio de emoções, que só me fez compreender melhor estas pessoas que aos olhos da sociedade não são normais, quer sejam elas de orientações diferentes ou transsexuais. Tal como a autora disse nas suas notas:

“Todas as pessoas são lindas e merecem que o seu corpo, identidade e atividade sejam respeitados”.

Não acho que alguma vez vá encontrar uma frase tão verdadeira e humana quanto esta!
O final, apesar de ter deixado em aberto a conclusão de uma determinada situação, foi bom e positivo. Não podia dar nada mais nada menos que 5 estrelas, pois este livro merece sem dúvida todo o sucesso que tem tido! É um livro, que assim como “O Coração de Simon Contra o Mundo” (uma novidade Porto Editora, com opinião já aqui no blogue!), que deveria ser lido por todas as pessoas, principalmente por aquelas que não compreendem a comunidade transsexual. Uma leitura obrigatória também, que tenho a certeza que muitos adoraram, assim como eu adorei!

E a propósito deste tema, não consegui deixar de me lembrar de um filme e uma série que falam ou ao menos incluem este tema! “Sense8” (trailer) é uma série que inclui um casal de duas mulheres, uma delas transsexuais, e são sem dúvida um dos meus casais favoritos de todo sempre (no mundo das séries). “A Rapariga Dinamarquesa” (trailer) conta-nos a história do primeiro homem a submeter-se a uma cirurgia de mudança de sexo. Ambos, série e filme, são ótimos, principalmente este último por nos dar uma visão completa e “informativa” do que é realmente um transsexual e o que este sente. Vejam-no, pois é mesmo muito bom, pelo seu tema e pelo seu elenco fantástico!

Advertisements

6 thoughts on “Se eu fosse tua – Meredith Russo [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s