A Espada de Verão (Magnus Chase e os Deuses de Asgard #1) – Rick Riordan [Opinião]

17457854_1393066097383169_7675877794765465900_nTítulo Original: The Sword of Summer
Publicação: Abril-2017
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896578886
PVP: 17,76€ – Compra em www.wook.pt  
A minha classificação: 4/5 estrelas

Sinopse: A Espada de Verão, é o 1.º livro da nova série que desta vez nos apresenta uma aventura com os deuses nórdicos: deuses, magia, mitologia e muitas aventuras com os viquingues.
Rick Riordan traz a aventura, o mistério e o humor já tão característicos dos seus livros onde mistura a vida moderna dos jovens de hoje com a mitologia e história.
Uma série viciante, cheia de suspense e de problemas e surpresas para os heróis resolverem.

Opinião: A primeira vez que li Rick Riordan foi no ano passado, estreando-o com Percy Jackson. Li o primeiro livro mas confesso que depois de tanto ouvir falar dos FANTÁSTICOS livros que Percy Jackson eram, acabei desiludida pois achei a história demasiado juvenil. Mas então disseram-me que o personagem tinha 12 anos, então era normal sentir isso. Lá decidi dar uma segunda oportunidade a Rick Riordan com uma série mais recente, “Magnus Chase e os Deuses de Asgard”, igualmente muito falada mas com um protagonista uns anos mais velho. A conclusão a que chego é que a escrita de Riordan é demasiado juvenil para os meus gostos, seja com protagonistas de qualquer idade. O meu “eu” de 16, ou até mesmo 18 anos, talvez adorasse a escrita dele, mas o meu “eu” atual? Definitivamente, não.

E vocês perguntam-se porque dei 4 estrelas, se é um “não”. O meu único problema aqui é mesmo a escrita do autor. Acho que estes livros são fantásticos para pessoas entre os 11 e os 18 anos (mais ou menos), porque a forma como o autor decide desenvolver tudo, desde diálogos à ação, acaba sendo um pouco juvenil, principalmente para alguém com alguma bagagem literária, como eu, que já leu um pouco de tudo.

Porém, dei 4 estrelas pois gostei, se pusermos de parte a escrita do autor. Achei os personagens bastante engraçados e bem desenvolvidos. Gostei principalmente de Hearthstone (ilustração mais abaixo – personagem com o cabelo loiro), que mesmo sendo alguém da poucas palavras, é um ótimo personagem. Também achei graça à prespetiva que o autor mostra dos deuses nórdicos como Thor ou Odin. Embora não consiga imaginar um mundo onde Thor é descuidado e nada bonito (influências da Marvel hahaha), achei graça aos deuses e aos seus papéis na história. Foi também agradável esta mudança de “mundos”, onde aqui não reinam os deuses gregos, mas sim os nórdicos. Sem dúvida, que depois deste livro, vou querer ler mais livros e ver filmes que envolvam mitologia nórdica.

Resultado de imagem para magnus chase the summer sword fan art

A história, embora com um desenvolvimento mais direccionado ao público jovem, é cheia de aventuras e momentos bastante divertidos e dei por mim a realmente gostar de alguns acontecimentos como a parte do Hotel de Valhala ou a competição no mundo dos anões.
O final ficou um pouco aberto e embora tivesse dito a mim que não leria mais nada de Rick Riordan, sinto curiosidade em saber quais os planos de Loki (que me pareceu um ótimo vilão, bem desenvolvido na história). Não resisto e terei que ler a continuação das aventuras de Magnus Chase! hahaha

Se eu fosse mais nova, teria adorado ou AMADO este livro. No entanto, apenas gostei. Gostei mais do que o anterior livro que li do autor pois senti alguma evolução na escrita e na forma como o autor cria os seus personagens e respetivas personalidades. É um livro escrito para os mais jovens, mas não deixa de ser um bom livro, que diverte e encanta um leitor mais adulto com o seu mundo e personagens!

Uma leitura com o apoio dePlaneta

Anúncios

2 pensamentos sobre “A Espada de Verão (Magnus Chase e os Deuses de Asgard #1) – Rick Riordan [Opinião]

  1. Pingback: Leituras de Abril [2017] – Wrap-Up – The Girl Who Reads Books

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s