Caraval (Caraval #1) – Stephanie Garber [Opinião]

caravalPublicação: Janeiro-2017 
Editor: Hodder & Stoughton 
ISBN: 9781473629141 
PVP: NA – Variável de site para site – Compra-o em www.wook.pt 
A minha classificação: 5/5 estrelas

Sinopse (versão PT-BR aqui): Welcome, welcome to Caraval?Stephanie Garber’s sweeping tale of two sisters who escape their ruthless father when they enter the dangerous intrigue of a legendary game.
Scarlett has never left the tiny island where she and her beloved sister, Tella, live with their powerful, and cruel, father. Now Scarlett’s father has arranged a marriage for her, and Scarlett thinks her dreams of seeing Caraval, the far-away, once-a-year performance where the audience participates in the show, are over.
But this year, Scarlett’s long-dreamt of invitation finally arrives. With the help of a mysterious sailor, Tella whisks Scarlett away to the show. Only, as soon as they arrive, Tella is kidnapped by Caraval’s mastermind organizer, Legend. It turns out that this season’s Caraval revolves around Tella, and whoever finds her first is the winner.
Scarlett has been told that everything that happens during Caraval is only an elaborate performance. But she nevertheless becomes enmeshed in a game of love, heartbreak, and magic with the other players in the game. And whether Caraval is real or not, she must find Tella before the five nights of the game are over, a dangerous domino effect of consequences is set off, and her sister disappears forever.

Opinião: Confissão do dia: Comprei o livro pelo design que a capa dura tem hahaha E caso estejam a questionar-se: calhou-me o relógio. Apesar de querer o vestido ou a rosa, após terminar o livro, o relógio passou a ter para mim um significado bastante bonito e único, pelo que fico feliz em ter sido esta a edição que me calhou!
Com certeza que muitos de vocês já ouviram falar deste livro. É um livro intenso e mágico com imenso hype, isto é, com bastantes criticas positivas, com 4,01 estrelas de média no goodreads, e que chegará Portugal ainda este ano pela Editorial Presença! Estão entusiasmados?! Eu estou, sem dúvida, pois pretendo reler o livro. Só por isto, já podem ver o quanto adorei este livro. Não consigo parar de pensar em Caraval, em tudo o que descobri ao lê-lo e no quão ótimo e mágico ele é. Não mágico no sentido de magia, apesar deste ter a sua quota de magia, mas sim por me encantar, por ser algo único e de outro mundo. É um livro que tenho a certeza que irá conquistar os leitores portugueses.

20170514_183807.jpg

Com ou sem expectativas, que no meu caso eram nulas, Caraval foi decididamente uma das minhas 10 leituras favoritas do ano até agora, se não uma das 5, sendo todo o seu sucesso e hype compreensíveis.
A escrita de Stephanie tem um toque “poético”, no sentido em que prende-nos por completo à história e aos seus personagens com a forma como descreve este mundo. Não de forma simples. Não de forma complexa. De uma forma… absolutamente mágica, que nos deixa fascinados e “esfomeados” por mais conhecimento deste mundo. Os personagens e o mundo que a autora criou são algo inexplicável, principalmente este último. Honestamente, eu adoraria viver em Caraval, mesmo com os seus pontos menos positivos, porque é uma cidade incrível, mágica, que encantou-me por completo. A história desenvolve-se de forma incrível, com uma outra ou outra parte mais parada ou confusão, porém muitas coisas serão reveladas ao longo do livro, maioritariamente no final, mas tudo o que é revelado e explicado nas páginas finais compensa, sem dúvida, esses momentos mais lentos.
Comecei a ler este livro sem saber o que esperar, pois não tinha prestado muita atenção à sinopse quando a li, mas aos poucos dei por mim a viciar-me nesta história, neste mundo e nos seus personagens, sempre querendo saber o que iria acontecer a seguir. Antes de Scarlett entrar na cidade de Caraval, há cenas desta e de Julian que me lembraram imenso filmes que adoro como “Piratas das Caraíbas” e só isso começou a prender-me imenso à história. Porém do nada a história trouxe-me várias reviravoltas fantásticas: cheias de surpresas, revelações chocantes ou engraçadas e descobertas relativas a esta cidade que Legend criou. ADOREI ESTE LIVRO COMPLETAMENTE!
A maior questão deste livro, pelo menos para mim, é: Quem é afinal Legend, o dono de Caraval? Desconfiei de vários personagens, principalmente de um deles na maioria das vezes e acabei por ser surpreendida no final. E é isto que torna o livro ainda melhor: o mistério em volta do dono daquela cidade mágica. Este foi o principal ponto que trouxe várias reviravoltas (plot twist) fantásticas, sem dúvida. Cada descoberta/revelação é surpreendente. Quando uma pessoa pensa que já sabe tudo ou que nada mais chocante pode acontecer, algo acontece.

“Whatever you’ve heard about Caraval, it doesn’t compare to the reality. It’s more than just a game or a performance. It’s the closest you’ll ever find to magic in this world . . .” (O que quer que tenham ouvido sobre Caraval, não se compara à realidade. É mais do que apenas um jogo ou um espetáculo. É o mais próximo que encontrarão de mágico neste mundo…)

Esta frase descreve perfeitamente o livro. Não sei se faz parte da sinopse ou  ou se é uma critica ao livro, mas é sem dúvida o que melhor resume o quão fantástico o livro é.

Stephanie Garber é uma escritora incrível e é já uma das minhas favoritas de 2017, e mal posso esperar pelo próximo livro, que será o segundo nesta duologia. Este segundo livro será uma “continuação” no ponto de vista de outra personagem. Mais não posso revelar pois o que suponho que seja a próxima história está diretamente ligado ao final.

Anúncios

6 pensamentos sobre “Caraval (Caraval #1) – Stephanie Garber [Opinião]

  1. Pingback: Leituras de Maio [Wrap-Up] – 2017 – The Girl Who Reads Books

  2. Quero IMMMEEENNNSSSOOO ler este livro, vai ser aquele livro que vou comprar logo que ele saia!
    Ao tempo que esperava que ele fosse editado cá em Portugal! E gostava quem mantivessem o design, esperemos que sim, se houvesse a versão em capa dura, isso sim era fantástico!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s