Fantastic Beasts and Where to Find Them (Screenplay) – J.K. Rowling [Opinião]

30030950Publicação: Novembro-2016
Editora: Little Brown 
ISBN: 9781408708989 
PVP: NA – Variável de site para site – Compra-o em www.wook.pt ou compra a versão portuguesa em www.presenca.pt
A minha classificação: 4/5 estrelas

Sinopse (versão portuguesa aqui): When Magizoologist Newt Scamander arrives in New York, he intends his stay to be just a brief stopover. However, when his magical case is misplaced and some of Newt’s fantastic beasts escape, it spells trouble for everyone…

Fantastic Beasts and Where to Find Them marks the screenwriting debut of J.K. Rowling, author of the beloved and internationally bestselling Harry Potter books. Featuring a cast of remarkable characters, this is epic, adventure-packed storytelling at its very best.

Whether an existing fan or new to the wizarding world, this is a perfect addition to any reader’s bookshelf.

Opinião: Era para ter lido este livro, logo que o comprei em Dezembro. No entanto, como tinha visto o filme há pouco tempo, não senti grande entusiasmo em ler o screenplay, por ainda relembrar-me do filme por completo. Infelizmente, se tivesse previsto isto, poderia ter adquirido a versão portuguesa (adorei que tivessem mantido a capa). Decidi então que seria neste mês que iria ler o roteiro do filme e assim o fiz.

JACOB: Newt . . . I don’t think I’m dreaming.

NEWT: What gave it away?

JACOB: I ain’t got the brains to make this up.”

Foi ótimo voltar a entrar neste mundo, voltar a rever todos os personagens que conheci atráves do filme, principalmente Newt e as suas criaturas mágicas. Este roteiro é igual ao filme, sem tirar nem pôr. Ou se preferirem: o filme igualzinho ao livro. Claro que é, afinal é um screenplay. Porém parte de mim gostaria de ter visto alguns extras. Cenas que não tivessem sido postas no filme e que os produtores tivessem deixado apenas em papel. Algo mais, para tornar o livro um pouco diferente do filme e então ai justificar-se-ia um pouco a sua compra e leitura, pois afinal… eu vi o filme e o livro não veio adicionar nada. Por outro lado, o facto de ser igual ao que se encontra no filme, permite ao leitor, se este quiser, saltar as descrições dos lugares e das ações (num português formal, didascálias), focando-se assim nas falas, o que irá refletir-se numa leitura mais rápida mas não menos divertida. Sinceramente, eu saltei, pois não sentia necessidade de ler o que realmente estava a acontecer a nível de ação. As falas bastavam-me, para relembrar de x cena. Mesmo tendo passado já algum tempo desde o filme, ainda me lembro dele quase em pormenor, então foi fácil para mim, imaginar tudo. Praticamente, foi como se visse o filme de novo, pelo que foquei-me apenas nas falas.

20170514_183950.jpg

De certa forma, este livro é divertido e vem mostrar-nos muitos dos acontecimentos anteriores à época de Voldemort e de Harry Potter, mas considero que seja apenas uma forma de fazer os fãs, deste mundo de J.K. Rowling, gastarem mais dinheiro, pois como já disse… o filme mostra o mesmo, então porque não optar por apenas um deles? Sou fã [e maluca hahaha], então é óbvio que não podia deixar de comprar este livro, nem que fosse para colecionar. Porém não considero que a existência deste livro seja necessária, pois como já disse isto é apenas mais um item para coleção do que outra coisa. É apenas um pretexto para ganharem mais dinheiro, na minha opinião. Mas é J.K. Rowling, então, é óbvio que todos os fãs querem nem que seja uma bolacha em forma de niffler. É quase como uma doença ou obsessão: queremos sempre tudo que esteja ligado a este mundo que Rowling criou, por mais que algo possa parecer inútil ou desnecessário hahahaha

NEWT: See, they’re currently in alien terrain, surrounded by millions of the most vicious creatures on the planet. Humans.”

Apesar destes pontos menos positivos, dei 4 estrelas por ter gostado da história que foi escrita e por ser algo escrito por J.K. Rowling. O interior do livro e o pormenor na capa dura (como podem ver na imagem acima) são lindos e trazem alguma diversão e magia, com todas as ilustrações das criaturas mágicas, ao que poderia ter sido um livro simples apenas com falas, como acontece com The Cursed Child. É um roteiro divertido, bem criado e que veio trazer mais alguma magia aos fãs de Harry Potter assim como algo mais a colecionar hehe 

Anúncios

Um pensamento sobre “Fantastic Beasts and Where to Find Them (Screenplay) – J.K. Rowling [Opinião]

  1. Pingback: Leituras de Maio [Wrap-Up] – 2017 – The Girl Who Reads Books

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s