Ilhas de Paixão – Miriam Hotchkiss [Opinião]

18300865_1449051531784625_4123202390028831187_nTítulo Original: Isle of Passion
Publicação: Maio-2017
Editora: Editorial Planeta
ISBN: 9789896579418
PVP: 17,76€ – Compra-o em www.wook.pt 
A minha classificação: 5/5 estrelas

Sinopse: Em plena época vitoriana, Emily Newham, uma jovem inglesa, destemida, filha de um vigário de província, com uma paixão por cavalos e livros, consegue fugir à tirania familiar candidatando-se a um lugar de perceptora no estrangeiro.
Colocada nas remotas ilhas dos Açores, embarca para um futuro desconhecido e cheio de promessas.

Opinião: Sem expectativas e com algum medo talvez mas mesmo assim, curiosa… Foi assim que comecei a leitura deste livro, que acabou por me deixar bastante surpreendida e apaixonada pela história que nele encontrei. Miriam Hotchkiss é um pseudónimo de uma autora cujo o verdadeiro nome não foi revelado. Mesmo após pesquisar, a única conclusão que tirei foi de que este livro foi publicado originalmente pela nossa editora. Por outras palavras, somos o primeiro país a pegar nesta autora. Assim o suponho pois o goodreads não acusa o contrário. E é exatamente por isto que tinha certo receio do que poderia encontrar aqui: Não há opiniões, classificações, nada em relação a este livro. Mas ao mesmo tempo, o facto da história passar-se principalmente no Açores chamou imenso à minha atenção.

“Aquela romagem marítima de ilha em ilha, navegando sempre à vista de terra, enchia-a de deslumbramento. […] Quando, depois de São Jorge, ilha longilínea e escarpada como um dragão, aportaram por fim aos pés daquele gigante marinho, ela sentiu-se invadir por uma emoção inexplicável.”

Este livro tem, acima de tudo, um toque dramático ao estilo de Lesley Pearse. Digo até que este livro tem o melhor de duas autoras que adoro: Sarah MacLean e Lesley Pearse. Os longos parágrafos sem muitas falas e o tipo de drama e romance em partes os livros de Lesley Pearse, mas a forma como a autora decidiu escrevê-la, de uma forma absolutamente cativante, divertida numas partes, um pouco mais séria noutras, lembra-me tanto Pearse como Sarah MacLean. Foi este o principalmente factor do livro que adorei, sem dúvida! A escrita da autora é deveras fantástica, cativante, tendo nela um toque mais clássico como o que encontramos em livros de Jane Austen e outros grande autores de clássicos. Não consegui largar o livro de tal forma que o devorei em horas!

1.png

De uma autora desconhecida, devido ao seu pseudónimo, nunca se sabe o que esperar quando nem o livro surge em pesquisas no google ou goodreads, quanto mais esta primeira. Mas fiquei de facto surpreendida pelo que encontrei. “Ilhas de Paixão” foi para mim uma leitura imensamente divertida e muito peculiar, pelo drama que se desenrola que é surpreendente e chocante ao mesmo tempo, pois nunca encontrei um “romance” assim. Mas é principalmente divertida a relação que Emily tem com os seus patrões, ao inicio, desenvolvendo-se mais tarde para algo mais sério que termina numa enorme critica à sociedade que até mesmo hoje ainda é um pouco conservadora e critica.
Apesar de não serem perfeitos, Willem e Gretchen foram personagens que adorei conhecer, assim como Emily, a cozinheira dos Van Dam e outros personagens. Achei-os todos muito bem construídos, cujas existências tinham a sua importância para o desenrolar da história.
Para mim, esta história vem, essencialmente, mostrar a forma como Emily explora o seu “eu”, ultrapassando ou não os limites, do que era ou não decente, que eram impostos às mulheres durante a época vitoriana, cuja a sua sociedade era ainda muito conservadora em relação a temas como liberdade, sexo, etc, quando se tratava do sexo feminino. Gostei realmente do tom divertido mas também sério que a autora decidiu dar à história, expondo assim uma critica à sociedade da época de uma forma cativante e nada aborrecida.

Pelo que é dado a entender no final do livro, poderá haver um segundo livro e espero que tal aconteça pois sinto que ainda há muitas mais aventuras para Emily viver!

Uma leitura com o apoio dePlaneta

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s