Isto Acaba Aqui – Colleen Hoover [Opinão]

18193978_1439119516111160_5804385360286614863_nTítulo Original: It Ends With Us
Publicação: Maio-2017 
Editora: Topseller 
ISBN: 9789898800985
PVP: 17,69€ – Compra-o em http://www.wook.pthttps://www.wook.pt/livro/isto-acaba-aqui-colleen-hoover/19337140
A minha classificação: 5/5 estrelas

[Esta opinião poderá conter spoilers, que estarão marcados a roxo. A sinopse contém spoilers também, pelo que não recomendo a sua leitura, caso queiram evitá-los]

Sinopse: O que te resta quando o homem dos teus sonhos te magoa?
Lily tem 25 anos. Acaba de se mudar para Boston, pronta para começar uma nova vida e encontrar finalmente a felicidade. No terraço de um edifício, onde se refugia para pensar, conhece o homem dos seus sonhos: Ryle. Um neurocirurgião. Bonito. Inteligente. Perfeito. Todas as peças começam a encaixar-se.
Mas Ryle tem um segredo. Um passado que não conta a ninguém, nem mesmo a Lily. Existe dentro dele um turbilhão que faz Lily recordar-se do seu pai e das coisas que este fazia à sua mãe, mascaradas de amor, e sucedidas por pedidos de desculpa.
Será Lily capaz de perceber os sinais antes que seja demasiado tarde?
Terá força para interromper o ciclo?

Opinião: Sendo este um livro de Colleen Hoover, não precisava de lê-lo para saber que se trataria de mais uma leitura de 5 estrelas. Colleen é talvez uma das poucas escritoras que não consegue arrancar de mim outra classificação que não seja um 5. Mesmo sabendo em parte o que esperar dos livros dela, outra parte de mim acaba sempre por ser surpreendida. É exatamente por isto que Colleen é uma das minhas autoras favoritas: por conseguir ser previsível e imprevisível ao mesmo tempo com as suas histórias fantásticas e de partir o coração.

“It ends with us”, em inglês, é um livro que tem dado o que falar, pelo que as minhas expectativas eram imensamente altas. Essas expectativas, como seria de esperar, foram correspondidas. Este é de facto o melhor trabalho de Colleen Hoover até à data, a nível de escrita e construção de história. Não é o meu livro favorito da autora no entanto, pois esse lugar irá pertencer sempre a “Confesso” (embora “9 de Novembro” esteja lá perto), mas está decididamente no meu top 3! É um livro com uma história forte, que me emocionou e que me deu muito que pensar, por tudo o que acontece, pelo tema que a autora decidiu abordar aqui e pelas razões pelas quais esta decidiu falar de tal assunto. Mesmo não tendo chorado, o que parece que aconteceu com imensas pessoas que leram também este livro, “Isto Acaba Aqui” é extremamente emocionante. Li-o já há alguns dias e senti que precisava primeiro digerir tudo o que vi acontecer ao longo das páginas, antes de escrever uma opinião, pois ao terminá-lo, depois de o devorar em poucas horas, não sabia o que pensar, o que sentir, tal era o turbilhão de emoções que sentia.

1.png

Por norma, os homens que Colleen cria são “perfeitos”. Mas então o inesperado acontece: o homem perfeito, Ryle, aquele que pensamos ser o final feliz da protagonista, acaba por ser o “vilão”, o monstro da história, e isto chocou-me tanto, pois adorava-o. Por outro lado, temos o rapaz do passado de Lily, Atlas, que vamos conhecendo ao longo dos diários desta e pelo qual é inevitável não nos apaixonarmos. Tudo o que ambos passaram durante a adolescência de Lily é lindo e de partir o coração. É talvez o romance mais bonito e único que a autora escreveu até hoje. Já o romance dela com Ryle é também apaixonante ao inicio, pela dinâmica existente entre eles. No entanto, sei que este não era um livro focado no romance mas sim na vida de Lily e na forma como esta enfrenta o que muitas mulheres no mundo não conseguem enfrentar. E é por isto que o livro é tão forte, emocionante e chocante.

Mesmo depois de ter iniciado a escrita desta opinião, demorei algum tempo a escrevê-la entre apagar e reescrever vezes sem conta, pois é extremamente difícil pôr em palavras tudo o que sinto e penso acerca do que aqui encontrei. É um livro com uma história bonita e única mas ao mesmo tempo dura e real, que veio abrir-me ainda mais os olhos ao dar um visão mais aproximada do realmente é ser-se vitima de violência e preconceito. Pode não ser o meu favorito da autora (seria-o se tivesse um pouco mais do Atlas) mas é sem dúvida o que mais me marcou profundamente. 

Uma leitura com o apoio delogo_topseller_lema

Anúncios

5 pensamentos sobre “Isto Acaba Aqui – Colleen Hoover [Opinão]

  1. Pingback: Leituras de Maio [Wrap-Up] – 2017 – The Girl Who Reads Books

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s