A Educação de Eleanor – Gail Honeyman [Opinião]

unnamedTítulo Original: Eleanor Oliphant is Completely Fine 
Publicação: Maio-2017 
Editora: Porto Editora 
ISBN: 9789720048981 
PVP: 17,70€ – Compra-o em www.wook.pt 
A minha classificação: 3/5 estrelas

Sinopse: Eleanor Oliphant tem uma vida perfeitamente normal – ou assim quer acreditar. É uma mulher algo excêntrica e pouco dotada na arte da interação social, cuja vida solitária gira à volta de trabalho, vodca, refeições pré-cozinhadas e conversas telefónicas semanais com a mãe.
Porém, a rotina que tanto preza fica virada do avesso quando conhece Raymond – o técnico de informática do escritório onde trabalha, um homem trapalhão e com uma grande falta de maneiras – e ambos socorrem Sammy, um senhor de idade que perdeu os sentidos no meio da rua.
A amizade entre os três acaba por trazer mais pessoas à vida de Eleanor e alargar os seus horizontes. E, com a ajuda de Raymond, ela começa a enfrentar a verdade que manteve escondida de si própria, sobre a sua vida e o seu passado, num processo penoso mas que lhe permitirá por fim abrir o coração.

Opinião: Foi a capa portuguesa, simples mas bonita, que me chamou à atenção para o livro. Comecei a lê-lo sem ter muita noção do que se tratava. Sabia apenas que é um livro que tem feito muito sucesso no estrangeiro, cuja classificação no goodreads é de 4 estrelas.

“Havia um distribuidor de gel desinfetante para as mãos à entrada da enfermaria e um grande cartaz amarelo por cima a avisar: NÃO BEBER. Haveria mesmo quem ingerisse gel desinfetante? Suponho que sim – daí o cartaz. Parte de mim, uma parte muito pequena, pensou brevemente em baixar a cabeça para provar uma gota só porque me estavam a ordenar que não o fizesse.”

O início desta história foi interessante mas ao mesmo tempo complicado para mim. Eleanor não é uma personagem fácil. Aos poucos fui habituando-me a ela, mas inicialmente a protagonista deixava-me “exausta” com a sua maneira de ser e com a forma como agia com certos assuntos ou situações. Porém, como disse, a história foi interessante também por este exato ponto, pois a personalidade de Eleanor deixava-me curiosa também, sobre o porquê de ela ser assim e se virmos bem o título original (ou até mesmo o nosso), compreendemos que há algo que a tornou assim. Se por um lado quase nada lia diariamente, por outro lado, pela mesma razão de quase não ler, sentia-me intrigada e foi exatamente por isso que não pus de lado o livro.

13047090.jpg

Após habituarmos-nos à personagem, que é talvez o maior desafio aqui, a história flui normalmente, dividindo-se entre momentos engraçados e momentos mais tristes. Este livro deixou-me com “mix feelings” pois, para mim, todos os pontos negativos deste livro acabam por ser também positivos. O desenvolver da história, ao inicio, não faz muito sentido e acaba por ser um pouco exaustivo e servir de quebra na leitura, mas tudo o que acontece tem a sua importância para a história de Eleanor.
Esperava algum romance também, mas parece que o foco aqui era Eleanor e a sua procura por uma vida estável e normal, algo que, ao contrário do que ela pensava, esta não tinha, até conhecer Raymond, que é quem a vai ajudar.

Mesmo não tendo sido um livro que adorei, sei reconhecer que este livro é bom. O livro apenas não chegou a mim, não me conquistou. Mas o seu conteúdo e tudo o que trata está escrito de forma genial e peculiar, e só porque eu não adorei, não significa que outros não adorem. Por isso mesmo, recomendo a darem uma oportunidade a Eleanor e a Gail Honeyman que traz uma história divertida e única para o mundo da literatura.

Uma leitura com o apoio degrupo_porto_editora_novo

Um pensamento sobre “A Educação de Eleanor – Gail Honeyman [Opinião]

  1. Pingback: Leituras de Maio [Wrap-Up] – 2017 – The Girl Who Reads Books

Deixe uma Resposta

