A Sereia – Kiera Cass [Opinião]

Título Original: The Siren
Publicação: Junho-2017
Editora: Marcador
ISBN: 9789897543081
PVP: 15,95€ – Compra-o em www.presenca.pt  ou www.wook.pt  
A minha classificação: 2,5/5 estrelas

Sinopse: O mesmo discurso foi feito centenas de vezes a centenas de lindas raparigas que entram na irmandade das sereias. Há anos que Kahlen segue as regras, esperando pacientemente pela vida que poderá considerar sua. Mas quando Akinli, um ser humano, entra no seu mundo, ela não consegue continuar a viver segundo as regras. De repente, a vida pela qual tem esperado não parece tão importante como a que está a viver agora. 

Opinião: “The Siren”, em inglês, foi o primeiro livro que a tão conhecida autora, da trilogia A Seleção, Kiera Cass, escreveu. Algum tempo depois, esta teve a oportunidade de reescrever a história, ou seja, melhorar alguns pontos do livro ou tirar outros. Por isso, é de esperar que de facto o livro melhor certo? De todos os livros da autora, é este livro que oiço dizer ser o mais fraquinho dela. E de facto, é o mais fraco, o que é compreensível até certo ponto, pois é o primeiro livro e o primeiro trabalho, seja dentro da literatura ou em outras áreas, é mais como uma experiência do que outra coisa.

A sereia.jpg

A premissa conquistou-me desde que soube da existência deste livro. Porém, não sinto que tenha sido uma premissa bem aproveitada e desenvolvida. Kiera Cass é conhecida por apresentar histórias mais leves e bonitas. Um mundo mais “cor de rosa”, digamos. E neste livro, isso não falha, tornando-se até em algo excessivo. Gostaria de ter visto esta ideia de sereias, que cantam e trabalham para o Oceano, de uma forma mais negra, não tão fantasiosa e simples. A descrição que a protagonista faz do que é ser sereia e da sua vida foi bastante aborrecido, assim como a própria protagonista. Não senti-me nada cativada, ao ponto de ter demorado imenso para terminar este livro. Kiera Cass é uma daquelas autoras cujos livros leio em horas, mas este parece que foi a exceção.
Mas Elizabeth e Maika, e até mesmo o Oceano em si (“Ela” como costumam dizer as sereias), foram as personagens de que mais gostei e que sinto que têm personalidades realmente construídas, ao contrário da protagonista que parece saber apenas choramingar e queixar-se.

Senti uma mão quente tocar na minha testa. E depois na minha face. Mantive o meu fingimento, embora o toque do Akinli me fizesse sentir mais do que acordada.
– De onde é que vieste, minha bela e silenciosa rapariga? – sussurrou ele.

Quanto ao romance… Era realmente o que mais esperava encontrar aqui, mas foi algo pouco desenvolvido. O par masculino da protagonista, Akinli, quase não aparece.
Porém, o final foi um exemplo do que esperava encontrar aqui: um romance bonito, uma tragédia. Queria dar mais classificação a este livro, pois adoro Kiera Cass e adorei o final, porém 30 páginas não compensam as anteriores 200 e tal páginas mal desenvolvidas e um tanto chatas, que são o que me impedem de dar mais do que já estou a dar, o que é pena, porque esta é uma autora fantástica, que tinha aqui um livro com enorme potencial. Quem sabe um dia, ela decida reescrever ou fazer uma continuação, mas sobre outra sereia e de forma melhor.

Como costumo dizer, o meu “eu” de à uns anos atrás teria adorado este livro, assim como adoro A Seleção, porém depois de ler tanta coisa e até mesmo depois de ver tantos filmes que falam de sereias, esperava encontrar algo mais bem desenvolvido, com um drama mais sério. No fim, acho que a “culpa” recai no facto de estar habituada a um determinado nível de literatura, na trilogia da autora, e isto retira um pouco a piada a este livro, que tem uma qualidade inferior.

Para mais informações do livro “A Sereia“, clica aqui!

Uma leitura com o apoio demarcador_logotipo

Anúncios

2 pensamentos sobre “A Sereia – Kiera Cass [Opinião]

  1. Pingback: Literatura | Leituras de Junho e Julho — 2017 | The Girl Who Reads Books

  2. Comecei agora a ler, por agora estou a gostar, mas ainda ando meia baralhada, de serem sereias e mesmo assim terem uma casa e andarem na escola e o facto de matarem tanta gente não afetar psicologicamente a maioria das sereias. Vamos ver o que vai sair daqui XD

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s