A Química dos Nossos Corações – Krystal Sutherland [Opinião]

unnamedkTítulo Original: Our Chemical Hearts
Publicação: Junho de 2017
Editora: Porto Editora
ISBN: 9789720048608 
PVP: 15,50€ – Compra-o em www.wook.pt 
A minha classificação: 5/5 estrelas

Sinopse: Henry Page não esperava apaixonar-se. Considera-se um romântico, mas nunca viveu aquele momento em que o tempo para, a barriga se enche de borboletas e a música começa a tocar, sabe-se lá onde. Pelo menos, até ao momento.

Então, conhece Grace Town, a esquiva nova colega de escola, que se veste com roupa de rapaz demasiado grande, apoia-se numa bengala, parece tomar banho poucas vezes e esconde segredos desconcertantes. Não é bem a rapariga de sonho que Henry esperava, mas quando os dois são escolhidos para coordenar o jornal da escola, a química acontece.

Depois de tantos anos a salvo do amor, Henry está prestes a descobrir como a vida pode seguir um caminho tortuoso e como, por vezes, os desvios são a parte mais interessante desse mesmo caminho.

Uma estreia brilhante que equilibra humor e corações partidos, lembrando-nos de como o primeiro amor pode ser agridoce.

Opinião: Quem comparou Krystal Sutherland a John Green e Rainbow Rowell, estava certíssimo, pois este livro é de facto uma mistura dos estilos que encontramos em ambos os autores. Mas como se costuma dizer, neste livro temos o melhor dos dois mundos. Não temos nem o aborrecimento que encontramos nas histórias de John Green ou não temos as histórias previsíveis de Rainbow Rowell. Aqui encontramos personagens divertidas mas esquisitos à sua maneira (ao estilo de John G.) à mistura de uma escrita absolutamente envolvente e fluente (ao estilo de Rainbow Rowell). Krystal Sutherland trouxe algo de novo para este tipo de literatura. Algo de bastante especial e refrescante.

“Mas então voltei a pensar no Kintsukuroi. Pensei que uma coisa tem de ser estilhaçada primeiro para que possa voltar a ser montada de uma forma ainda mais bonita do que a original.” – Henry Page, A Química dos Nossos Corações, Capítulo 26

Ao longo do livro, vamos criando suspeitando de que este livro possa ter mais um típico romance cliché em que a rapariga apaixona-se pelo rapaz e no meio disso tudo, há um drama, algo do passado, que será ultrapassado graças à entrada de um dos personagens na vida do outro. Por acaso, a história começa um pouco desta forma mas o rumo que a história toma a partir de um certo momento é totalmente inesperado. Uma amizade, que evoluiu para um romance mas há algo mais do que um simples drama que que será vencido. E é este o principal fator que me fez adorar este livro. O cliché acaba por não ser o cliché que esperava e acabei surpreendida com tudo o que aconteceu mais no final. Krystal trouxe de facto uma história diferente do esperado, o que é algo que adorei.

A Quimica

Mas além dos personagens principais, temos também os amigos de Henry, que lembraram-me imenso de “À procura de Alaska” e outros livros de John Green, por serem personagens engraçados, que mesmo não estando envolvidos no drama principal do livro, têm presenças divertidas e marcantes, principalmente Lola, com a sua personalidade “atrevida” e hilariante. Algo que temo também neste livro é uma enorme quantidade de referências de vários filmes/livros como Crepúsculo e Harry Potter, o que foi algo que me fez adorar ainda mais este livro.

Esta não é uma história sobre um romance cor de rosa. É mais do que um romance. É um livro divertido mas ao mesmo tempo triste e extremamente emocionante, que recomendo a qualquer fã dos outros dois autores que mencionei, ou a qualquer fã deste género literário. É também um livro que recomendo pois tem uma capa lindíssima! hahahaha E este livro merece ser julgado pela capa, pois é fantástico, tanto por fora, como por dentro.

Uma leitura com o apoio degrupo_porto_editora_novo

Anúncios

3 thoughts on “A Química dos Nossos Corações – Krystal Sutherland [Opinião]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s