Angélica e Lorenzo (Linhas do Destino #1) – Lettie S.J. [Opinião]

19.7Título Original: Linhas do Destino
Publicação: 19 de Julho de 2017
Editora: Editorial Planeta
ISBN: 9789896579579
PVP: 17,50€ – Compra-o em www.wook.pt 
A minha classificação: 1 em 5 estrelas

Sinopse: Um amor escrito nas estrelas e o encontro de dois amantes num fulgor magnético que nada nem ninguém poderão separar. Um romance sensual, erótico, com protagonistas jovens (17 e 19 anos), que aborda problemas muito actuais, como o bullying e a violência no namoro, mas numa história irresistível, verosímil e de leitura imparável. A acção passa-se perto do Porto – na cidade da Póvoa de Varzim (onde a autora mora) e tem a originalidade e a força de ter como protagonista um par romântico muito jovem e de nacionalidades diferentes:- uma brasileira com um português-italiano.

Opinião: Acho que por gostar de Anna Todd e A.V. Geiger, que esperava gostar desta nova autora, que tal como as duas anteriores começou a sua vida de escritora no wattpad. Mas para minha desilusão, não gostei. Até me custa escrever esta opinião, pois não gosto falar mal de livros. Tento sempre ser o mais positiva possível em relação a um livro. Mas este livro não tem de facto quase nada de positivo. Talvez a sinopse seja o único ponto interessante, por trazer a ideia de um romance entre uma brasileira e um italiano-português, ou seja, duas pessoas de culturas e países diferentes. Um ponto que vai para a editora é a capa, que gostei quando comparada com a original. E aqui acabam os pontos positivos, infelizmente.

A escrita e a criação de diálogos foram pontos que deixaram pouco a desejar. Não é a escrita que esperava de uma autora que ganhou o prémio Wattys. Os diálogos surgem, juntamente com as cenas em que estes se inserem, de forma muito… teatral. Senti que estava a ler um diálogo retirado de um texto dramático, mas de uma forma negativa. Isto misturando com a narração das cenas de uma forma mais comum em livros, fica realmente confuso e detestei, sinceramente.
Os personagens são o ponto com que tive mais dificuldade, para além da história em si. Sobre Angélica não tenho muito a falar. Mas Lorenzo é um personagem extremamente irreal, o que consequentemente torna o romance irreal. É obsessivo, possessivo, agressivo ao extremo. Nem sequer falou com ela mas nesse mesmo momento, descreve-a como sendo sua. Se acham que a relação de Anastasia Steele e Christian Grey não tem nada de romântico, tratando-se de algo abusivo e possessivo em excesso, não conheceram esta. Ao fim de dois dias, já há envolvimento sexual, mas não ao estilo erótico, mas de uma forma extremamemente irreal. E o comportamento de Lorenzo é mesmo a pior a parte do personagem masculino.

A história é também irreal. Irreal, irreal, irreal… É o adjetivo que reflete o que este livro é. Ultrapassa as barreiras da fição e torna-se simplesmente chato. Os diálogos, os personagens, o drama, o romance. Nada saiu bem construído.
Não li o livro por inteiro, porque simplesmente não aguentei. Saltei cenas, páginas, mais a ler ao diagonal ou apenas diálogos porque esperava que o livro pudesse melhorar mas não melhorou. Foi um livro que, para desapontamento meu, não gostei e para o qual tinha algumas expectativas positivas, as quais foram alcançadas. Mas nem mesmo a literatura é perfeita certo?

Uma leitura com o apoio dePlaneta

Anúncios

3 pensamentos sobre “Angélica e Lorenzo (Linhas do Destino #1) – Lettie S.J. [Opinião]

  1. Pingback: Literatura | Leituras de Junho e Julho — 2017 | The Girl Who Reads Books

  2. Por acaso até estava curiosa sobre este livro, mas quando vi que deste 1 estrelas no goodreads desisti logo. Ainda fiquei na dúvida se irias escrever opinião e até iria te mandar mensagem a perguntar o porquê da 1 estrela se entretanto não tivesses escrito esta opiniao. A premissa é excelente e é uma pena que seja tão fraco, mas com diálogos fracos e histórias irreais eu não tenho paciencia.
    Como é que a planeta publicou por cá um livro assim? Com tantos new adults tão bons lá fora tinha logo que publicar um mau? =(
    Obrigada pela tua opinião sincera 🙂

    Beijinhos

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s