Literatura | “Julgamentos que Mudaram a História” de Ana Margarida de Carvalho — Opinião

Julgamentos_Que_Mudaram_A_Historia.jpgPublicação: 2 de Junho de 2017
Editora: Desassossego
ISBN: 9789897730542
PVP: 17,70€ – Compra-o em www.saidadeemergencia.com 
A minha classificação: 5 em 5 estrelas

Sinopse: A História não se escreve apenas nos gabinetes dos ministros, nos palácios presidenciais ou nos campos de batalha, muitas vezes decide-se nas salas de tribunal.
A História de Portugal e do Mundo está recheada de julgamentos cujos impactos duram até hoje. Muitos tribunais derrubaram governos, findaram dinastias, perseguiram pensadores, acusaram revolucionários, calaram cientistas. Sempre ao sabor das políticas do momento, dos interesses dos poderosos, do medo do povo revoltoso, e, por vezes, até em nome de uma verdadeira justiça.
Ana Margarida de Carvalho, na sua primeira incursão na não-ficção, e num estilo cativante e assente numa rigorosa pesquisa, traça uma panorâmica sobre esses julgamentos que, pela sua originalidade, barbaridade, injustiça gritante ou mediatismo, deixaram uma marca que jamais se apagará das cronologias históricas.
Justiça frouxa e impotente, tirânica ou inclemente, contestada o mesmo injusta. Prepare-se para mudar a sua maneira de ver os tribunais e essa noção sagrada de um Estado de Direito: a justiça.

Opinião: Pela primeira vez em muito tempo, decidi sair um pouco da minha zona de conforto (mais conhecida como literatura ficcional) e aventurar-me num género literário nunca antes experimentado: Literatura de Não-Ficção. Neste caso, este é um livro de história. Como amante de história, sempre tive curiosidade de ler algo fora de fição histórica e este livro chamou-me facilmente à atenção pela sua temática.

A capa começa por mostrar algumas figuras históricas cujos os reinados ou ações mudaram a história do mundo, como Joana D’Arc, Pablo Escobar, Henrique VIII, entre muitos outros. Henrique VIII foi quem despertou em mim a vontade de ler o livro, mas após a leitura deste, descobri que existem muito mais figuras interessantes, com histórias ainda mais “arrepiantes” e surpreendentes. É um livro extremamente cativante, com um breve resumo, em 5 páginas no máximo, dos vários “julgamentos” que foram surgindo ao longo dos séculos. Alguns deles já conhecia, mas grande parte conhecia mal ou nem conhecia de todo e adorei conhecer melhor a parte “mais negra” da humanidade. Há de tudo um pouco: casos chocantes, casos que até nos fazem rir um pouco, casos totalmente absurdos. A minha parte favorita foram os capítulos referentes à monarquia, pelas várias figuras históricas mencionadas, claro.

Para uma pessoa tão ávida por conhecimento e tão curiosa como eu, este livro é excelente, principalmente se nunca se leu nada do género de não-fição. Cada capítulo é bem resumido e o facto de ser pequeno, facilita muito mais a leitura e prende facilmente o leitor ao livro. Adorei-o sem dúvida e recomendo-o muito a qualquer iniciante ou fã do género e, claro, aos mais curiosos e amantes da história da humanidade 🙂

Uma leitura com o apoio deDesassossego logo.jpg

Anúncios

2 pensamentos sobre “Literatura | “Julgamentos que Mudaram a História” de Ana Margarida de Carvalho — Opinião

  1. Pingback: Literatura | “A Vida Louca dos Reis e Rainhas de Portugal” de Orlando Leite, Raquel Oliveira e Sónia Trigueirão — Opinião | The Girl Who Reads Books

  2. Pingback: Literatura | Leituras de Agosto e Setembro — 2017 | The Girl Who Reads Books

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s