Literatura | “Vitória — A Jovem Rainha” de Daisy Goodwin — Opinião

20597038_1557059867650457_7694430965460439908_nTítulo Original: Victoria
Publicação: 18 de Agosto de 2017
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722360708
PVP: 20,90€ – Compra-o no site da editora em www.presenca.pt ou em www.wook.pt 
A minha classificação: 5 em 5 estrelas

Sinopse: Com apenas dezoito anos, Vitória torna-se rainha da mais poderosa nação do mundo. Mas será monarca de pleno direito ou uma marionete nas mãos da mãe e do sinistro Sir John Conroy? Conseguirá esta jovem frágil fazer-se respeitar por homens como o seu tio, o Duque de Cumberland, que consideram as mulheres demasiado histéricas para governarem?

Todos querem vê-la casada, mas Vitória não tenciona casar por conveniência com o seu primo Alberto, um tímido devorador de livros, que nem sequer sabe dançar. Ela prefere reinar sozinha, apoiada pelo seu Primeiro-Ministro, Lord Melbourne, com idade suficiente para ser seu pai, mas o único que consegue fazê-la rir e que acredita que ela virá a ser uma grande rainha.

Opinião: Desta vez, vi a série antes de ler o livro pois só soube da existência deste depois de devorar a primeira temporada (podem encontrar a minha opinião da série aqui). Sendo assim, as minhas expectativas para este livro eram altíssimas. Se adorei a série, porque não haveria de adorar o livro? Uma pequena curiosidade: o livro foi escrito por uma das produtores executivas da série, por isso as minhas expectativas eram ainda maiores. E de facto, comprovou-se que Daisy Goodwin tem tanto talento na escrita de um livro, como o mostrou na série. As expectativas? Alcançadas ao máximo. Honestamente, não precisava de ler o livro para saber que classificação lhe dar. As 5 estrelas estavam garantidas desde o início.

Tudo o que acontece no livro é semelhante ao que encontrei na série. As personalidades dos personagens são igualmente bem desenvolvidas, principalmente a de Vitória, Lord Melbourne e Albert que são para mim os personagens de maior importância nesta história.
Temos romance. Temos história. Tudo na dose ideal. Não poderia ter adorado este livro mais do que o adorei. Desde que comecei a lê-lo que não consegui pousá-lo, pois a forma como a autora desenvolve a história é fantástica. Algo que adorei (e que um dos críticos do livro menciona, inclusive) foram os pormenores que tornaram este livro ainda melhor, desde a maneira de vestir, os penteados, os protocolos, entre outros aspetos. Tudo isto poderia não ter sido muito trabalhado mas o facto de o ter sido, trouxe algo de mais a este livro, dando mais “vivacidade” aos seus personagens e à época em que decorre a história.

Falando do romance que foi a parte que me emocionou imenso, pois adoro um bom romance… Lord Melbourne é o meu personagem favorito, sem dúvida, e a ligação que este tem com Vitória é simplesmente linda, única, apesar da diferença de idades. O facto de tal relação não chegar sequer a um beijo deixou-me profundamente triste, mesmo já sabendo como tudo terminaria, dado que vi a série. Mas Albert é também um personagem que adoro, mesmo não chegando nem perto do divertido e apaixonante Lord M, cuja ligação que cria e desenvolve com Vitória é quase igualmente lindíssima. Acho que é impossível não gostar deste trio, principalmente de Lord M.

“Vitória – A Jovem Rainha” é um livro que recomendo, óbvio. É uma leitura obrigatória para quem gosta de história e de um romance de fazer suspirar.
Terminei este livro a querer mais. Felizmente, a segunda temporada começou no passado domingo (27 de Agosto). Só sentirei falta do Lord Melbourne mas quem sabe ele não aparece mais para a frente. E estou a torcer para que Daisy Goodwin escreva uma continuação deste livro.

Para mais informações sobre o livro “Vitória — A Jovem Rainha”, clica aqui!

Uma leitura com o apoio depresença

Anúncios

2 pensamentos sobre “Literatura | “Vitória — A Jovem Rainha” de Daisy Goodwin — Opinião

  1. Pingback: Literatura | Leituras de Agosto e Setembro — 2017 | The Girl Who Reads Books

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s