Literatura | “Mitologia Nórdica” de Neil Gaiman — Opinião

20620824_1557059874317123_2857072533084780972_nTítulo Original: Norse Mythologic
Publicação: 18 de Agosto de 2017
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722360715
PVP: 14,90€ – Compra-o no site da editora em www.presenca.pt ou em www.wook.pt
A minha classificação: 5 em 5 estrelas

Sinopse: As lendas nórdicas sempre tiveram uma forte influência no universo de Neil Gaiman. Em Mitologia Nórdica, o multipremiado autor regressou às suas fontes para criar quinze contos relacionados com a grande saga dos deuses escandinavos, que inspiraram a sua obra-prima Deuses Americanos.

Da génese do mundo ao crepúsculo dos deuses e à era dos homens, eles readquirem vida: Odin, o mais poderoso dos deuses, sábio, corajoso e astuto; Thor, seu filho, incrivelmente forte mas turbulento; Loki, filho de um gigante e irmão de Odin, ardiloso e manipulador… Orgulhosas, impulsivas e arrebatadoras, estas divindades míticas transmitem-nos a sua apaixonante – e muito humana – história.

Opinião: Pouco sabia da mitologia nórdica e sendo Neil Gaiman um autor com tanto sucesso, fiquei bastante curiosa com este livro, que apresenta uma variedade de contos divertidos, com muita aventura incluída, sobre os deuses nórdicos e outros seres desta mitologia.

De entre todos os deuses, Loki é o meu preferido. Sempre o foi, mas após ler este livro, dei por mim a gostar ainda mais dele, dado que pude conhecê-lo melhor, da prespetiva da mitologia nórdica e não da Marvel. É um deus engraçado, esperto, que faz tudo o que quer para seu proveito, acabando por escapar-se (quase) sempre aos outros deuses. Ao contrário do que pensava, este não é filho de Odin, mas adorei ver a relação dele com Odin, Thor e outros deuses. A maneira como safa-se sempre de tudo é simplesmente divertida e os contos que o incluíam como um dos protagonistas foram os meus favoritos.

Neil Gaiman traz-nos um conjunto de contos que vêm revelar a origem de várias coisas, como o mundo, o martelo de Thor, entre outros. O conto de como o mundo foi criado, segundo a mitologia nórdica, é simplesmente incrível. Como alguém que não acredita em Deus e não pratica nenhuma religião, achei muito mais real e possível de acontecer a forma como os deuses nórdicos criaram o mundo.
Também a história do martelo de Thor é interessante. Loki poderia ser muitas coisas mas inteligência dele era incrível e foi graças a ele que muitas coisas aconteceram/surgiram, segundo estes contos, e é isso que o torna ainda mais intrigante.

Adorei imenso este livro! Foi a minha estreia com este autor e não podia ter ficado mais satisfeita. Neil Gaiman é simplesmente brilhante na escrita, na forma criativa e divertida como criou estes contos. O facto dos contos serem todos bem escritos e curtos facilitou ainda mais a leitura e tornou o livro ainda melhor, dado que não o conseguia largar. Para um livro ser bom, não basta ter os detalhes certos: há que ser tudo bem organizado e escrito, e Neil Gaiman conseguiu-o.
Recomendo imenso “Nord Mythologic” para quem nunca leu nada do autor ou para aqueles que, como eu, gostam de mitologia e de conhecer novos deuses!

Para mais informações sobre “Mitologia Nórdica”, clica aqui!

Uma leitura com o apoio depresença

Anúncios

5 pensamentos sobre “Literatura | “Mitologia Nórdica” de Neil Gaiman — Opinião

  1. Pingback: Literatura | “O Rio do Sonho: O Testamento de Loki” (Loki #2) de Joanne Harris — Opinião | The Girl Who Reads Books

  2. Pingback: Literatura | “Como Falar com Raparigas em Festas” de Neil Gaiman, ilustrado por Fábio Moon e Gabriel Bá — Opinião | The Girl Who Reads Books

  3. Pingback: Literatura | Leituras de Agosto e Setembro — 2017 | The Girl Who Reads Books

  4. Nunca li nada de Neil Gaiman mas Norse Mithologic e American Gods são dois livros que estou muito curiosa. Gosto bastante da mitologia nordica apesar de não a conhecer muito detalhadamente mas o pouco que sei acho bastante interessante. Sempre li que Neil Gaiman tem uma forma de escrever um pouco diferente e que as suas histórias também são um pouco fora do normal e talvez seja por isso que ainda nada dele. Vou ter de mudar isso xD

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s