Literatura | “O Olhar de Sophie” de Jojo Moyes — Opinião

Resultado de imagem para o olhar de sophieTítulo Original: The Girl You Left Behind
Publicação: Setembro de 2016 (reedição)
Editora: Porto Editora
ISBN: 9789720046451
Compra-o em: www.wook.pt 
A minha classificação: 5 em 5 estrelas

Sinopse: Somme, 1916. Sophie vive numa vila ocupada pelo Exército alemão, tentando sobreviver às privações e brutalidade impostas pelo invasor, enquanto aguarda notícias do marido, Édouard Lefèvre, um pintor impressionista, que se encontra a lutar na Frente. Quando o comandante alemão vê o retrato de Sophie pintado por Édouard, nasce uma perigosa obsessão que leva Sophie a arriscar tudo – a família, a reputação e a vida.

Quase um século depois, o retrato de Sophie encontra-se pendurado numa parede da casa de Liv Halston, em Londres. Entretanto, Liv conhece o homem que a faz recuperar a vontade de viver, após anos de profundo luto pela morte prematura do marido. Mas não tardará que Liv sofra uma nova desilusão – o quadro que possui é agora reclamado pelos herdeiros e Paul, o homem por quem se apaixonou, está encarregado de investigar o seu paradeiro…

Até onde estará disposta Liv a ir para salvar este quadro? Será o retrato de Sophie assim tão importante que justifique perder tudo de novo?

Opinião: Com este livro, Jojo Moyes torna-se assim uma das minhas autoras favoritas de romance. É o quarto livro que leio da autora e como tem sido habitual nos seus livros, adorei este! “O Olhar de Sophie” foi, sobretudo, especial e único, diferente dos seus anteriores por ter uma história mais intensa e emocionante.

O que mais mexeu comigo em vários momentos desta leitura foi a história de Sophie, principalmente a ligação que esta tem com o Kommandant. Confesso que eu tenho um “fraquinho” no que toca a romances passados durante as grandes guerras entre um soldado alemão e uma mulher do povo inimigo. Sei que é um assunto delicado por vezes, mas eu adoro e foi difícil não ficar emocionada com o que acontece nas primeiras 100 páginas. Gostaria que de facto tivesse surgido um sentimento real de Sophie pelo Herr Kommandant, sendo sincera, pois vi potencial para tal. Mesmo não sendo o livro sobre a “vida amorosa” de Sophie, foi um aspeto que adorei seguir e que me prendeu ao livro por completo.

Para além de Sophie, temos uma protagonista contemporânea, Liv, que tal como a Sophie, é uma personagem lindíssima, corajosa, que me conquistou imenso com a sua história e a sua luta pelo que mais ama. Apesar de a nível de história Sophie ser a minha favorita, gostei imenso de acompanhar todo este drama em torno do quadro de Lefèvre, com toda aquela ação dos tribunais e julgamentos.
No fim, temos algumas páginas que concluiem a história de Sophie, o que eu pensava ser pouco para tal conclusão, porém essas páginas apresentam o essencial e fiquei bastante satisfeita com o desfeixo que a autora decidiu dar à história da “rapariga que deixaste para trás”.

Arrebatador e emocionante são os melhores adjetivos para descrever este livro, indubitavelmente. As personagens, o drama, o desenvolver da história… tudo está perfeito e eu não mudaria nada.
Adoraria que Jojo Moyes escrevesse mais histórias passadas no século XX, pois sei que seriam igualmente excelentes ou até mesmo melhores que “O Olhar de Sophie”!

Uma leitura com o apoio degrupo_porto_editora_novo

Anúncios

Um pensamento sobre “Literatura | “O Olhar de Sophie” de Jojo Moyes — Opinião

  1. Pingback: Literatura | Leituras de Outubro e Novembro — 2017 | The Girl Who Reads Books

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s