Literatura | “A Vida Louca dos Reis e Rainhas de Portugal” de Orlando Leite, Raquel Oliveira e Sónia Trigueirão — Opinião

440x (6)Publicação: 15 de Novembro de 2017
Editora: Marcador
ISBN: 9789897543425
PVP: 17,50€ — Compra-o na editora em www.presenca.pt ou em www.wook.pt
A minha classificação: 4 em 5 estrelas

Sinopse: Descubra a vida louca dos reis e rainhas de Portugal!

Reis dados a saias. Com amantes a perder de conta que, apesar dos deleites mundanos, amaram suas esposas. De distintas inclinações sexuais. Tarados, cumpridores ou simplesmente indiferentes ao tema.
Rainhas fanáticas e tiranas. Sedutoras e ninfomaníacas. Vingativas, manipuladoras, cruéis e sem escrúpulos. Rainhas de gostos variados nas relações e na intimidade.
Reis que mataram inimigos e depois lhes comeram os corações.
Reis que recusaram pagar os impostos ao Papa porque o povo não tinha dinheiro.

Opinião: Para os amantes de história não-ficcional, este livro será do vosso agrado, sem dúvida. Aqui encontramos um pequeno resumo do reinado de cada rei e rainha de Portugal desde de D. Afonso Henrique a D. Manuel II e, embora eu esperasse mais, devido ao título que fala em “vida louca”, gostei deste livro, por ter-me dado a conhecer melhor a nossa história, mesmo que de uma forma resumida.

Julgava que conhecia minimamente bem a história monárquica Portuguesa mas dei por mim surpresa até pelos pormenores mais pequenos. O que talvez me surpreendeu mais foi a história de D. José que falava maioritariamente de Marquês do Pombal, do qual apenas conhecia o facto histórico da reconstrução de Lisboa após o terramoto, mas acabei por saber que Sebastião, o marquês, também ficou marcado por ter feito coisas menos boas.
Algo que achei bastante interessante foi conhecer a condição económica de Portugal ao longo de reinados e dinastias, que apresenta-se como nunca ter sido propriamente a melhor. Parece que esta economia portuguesa já é tudo menos boa desde há alguns séculos.

É um livro de história, que por vezes revela certas “loucuras” cometidas por reis e rainhas, em alguns reinados. Como disse inicialmente, esperava muito mais do livro, ao mesmo tempo, porque gostava que o conteúdo que aqui encontro fosse mais de encontro ao título apresentado, que foi o que me fez querer ler este livro. Mas excepto este pequeno pormenor, gostei de verdade deste livro e de conhecer ainda mais a nossa história.
Tendo lido antes “Julgamentos que Mudaram a História“, este é o meu segundo livro de leitura não-ficcional e posso dizer que estou a adorar conhecer este género literário!

Para mais informações sobre o livro “A Vida Louca dos Reis e Rainhas de Portugal“, clica aqui!

Uma leitura com o apoio demarcador_logotipo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s