Literatura | “Catarina de Aragão: A Princesa Determinada” (Os Tudor #2) de Philippa Gregory — Opinião

Título Original: The Constant Princess
Publicação: 16 de Janeiro de 2018
Editora: Editorial Planeta
ISBN: 9789896576141
PVP: 19,95€ — Compra-o em www.wook.pt 
A minha classificação: 5 em 5 estrelas

Sinopse: Um olhar fascinante sobre a vida de Henrique VIII com todas as convulsões sociais e pessoais que marcaram o seu reinado narrado como se fosse Catarina a contar a sua história.
Philippa Gregory prova uma vez mais que, por detrás do rosto aparentemente familiar da história, há uma história surpreendente: o das mulheres que lutam e influenciam o futuro da Europa, dos heróis reverenciados que cometem erros profundos e de uma história de amor que muda o destino de uma nação.
Catarina de Aragão nasce Catarina, infanta da Espanha, filha mais nova dos Reis Católicos. Aos três anos foi prometida ao príncipe Artur, filho e herdeiro de Henrique VII de Inglaterra, e é educada para se tornar princesa de Gales. Sabe que o seu destino é reinar sobre aquela terra distante, húmida e fria.
Lentamente, adapta-se à corte Tudor. De forma inesperada, neste casamento combinado nasce um amor terno e apaixonado. Mas, quando Artur morre, Catarina tem de construir o seu futuro: como pode ser rainha da Inglaterra e fundar uma dinastia?
Só casando com o irmão mais novo de Artur, o mimado Henrique. No entanto, Catarina possui um espírito lutador, é indomável e fará tudo para alcançar o seu objectivo; mesmo que tal implique contar a maior das mentiras e mantê-la.

Opinião: Foi há já alguns anos que li este livro pela primeira vez, quando apenas tinha lido o tão conhecido “Duas irmãs, um rei” da mesma autora. Hoje, depois de ter lido muitos mais livros de Philippa Gregory, e após reler a história de Catarina de Aragão, é com toda a certeza que digo que este é o meu livro favorito da autora.

Esta é a história de uma personagem incrível, corajosa, da história monárquica inglesa. É uma das figuras femininas de toda a história mundial que mais admiro pela sua força e determinação.
Catarina de Aragão, neste retrato da tão conhecida autora das séries Os Tudors e A Guerra dos Primos, é alguém de que facilmente gostamos e também alguém de quem sentimos compaixão e pena, pelo seu destino e vida cruel, seja por tudo o que perdeu, seja pelo seu fim. Nesta visão, um pouco romantizada ao meu ver, reencontramos vários personagens antigos, como Henrique VII e Isabel de Iorque, filhos de duas casas reais rivais (cuja a história é contada em “A Princesa Branca”), e, obviamente, Henrique VIII, onde o conhecemos quando ainda é jovem. Acho que com esta releitura acabei por gostar ainda menos do ‘senhor’.

Já devo ter dito isto anteriormente na minha opinião de “A Rainha Subjugada”, mas torno a dizê-lo: Philippa Gregory é uma das minhas autoras favoritas de sempre, cuja escrita é algo de outro mundo. Esta autora consegue sempre transportar-nos para estas épocas mais antigas e é inevitável não absorvermos cada detalhe e informação das suas histórias, mesmo tratando-se eles de versões um pouco ficcionais em certos pontos.
“Catarina de Aragão: a princesa determinada” é um ótimo livro, por relatar o que foi a vida desta princesa espanhola em Inglaterra de uma forma completamente emocionante e cativante. É uma história triste, principalmente no que toca ao seu primeiro casamento, mas ser rainha nunca foi fácil, muito menos ser mulher e Catarina conseguiu sê-lo com muita bravura e persistência.

Recomendo imenso a leitura deste livro, pelos motivos óbvios: Philippa Gregory é uma contadora fantástica, sem igual, da história inglesa!

Uma leitura com o apoio Planeta

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s