Literatura | “Areias Movediças” de Malin Persson Giolito — Opinião

39345244Título Original: Störst av allt
Publicação: Março de 2018
Editora: Bertrand Editora
ISBN: 9789722533973
Compra-o em: www.wook.pt ou em www.bertrand.pt 
A minha classificação: 5 em 5 estrelas

Sinopse: Um thriller incisivo que levanta questões acerca da natureza do amor, dos efeitos desastrosos da culpa e da função da justiça.
Um massacre surpreendente tem lugar num liceu do bairro mais rico de Estocolmo. Maja Norberg é acusada do seu envolvimento nessa tragédia que matou o namorado e a melhor amiga. Passou nove meses na prisão à espera do julgamento, e agora chegou a hora.
omo foi que Maja, uma aluna de topo, popular e privilegiada, se tonou uma assassina aos olhos do público? O que fez Maja? Ou terá sido o que não fez que a levou até ali?
Aclamado pela crítica internacional e vencedor do prémio de Melhor Thriller do Ano na Suécia, Areias Movediças é um livro de grande riqueza psicológica, que nos obriga a penetrar na dimensão mais sombria das relações humanas e sociais, das tensões económicas e raciais adormecidas, quando o verniz perfeito da superfície estala.

Opinião: Toda este tema de tribunais, julgamentos, crimes e mistérios desperta sempre a minha atenção, quando surge na literatura ficcional. ‘Areias Movediças’ traz-nos ainda outro ingrediente que a mim elevou ainda mais a minha curiosidade: a protagonista mata o namorado e a melhor amiga mas porquê exatamente? Este era talvez o maior mistério para mim, para além, claro, da questão principal deste livro: Sairá Maja livre deste julgamento ou será declarada culpada?

Tinha enormes expectativas para este livro e as mesmas foram correspondidas, mesmo tendo sentido que existia algum arrastamento, isto é, lentidão na narração dos acontecimentos, nos capítulos inicias. Todavia, a partir do momento em que viajamos no passado e passamos a conhecer melhor a ligação da protagonista com o seu namorado e vitimas do crime em questão, deu-se um clique e num virar de capítulo, literalmente, vi-me completamente presa à história.

É um dos melhores livros que já li deste género, se não o melhor, quer pela forma como a história é construída quer pelo desenvolvimento que os personagens tem ao longo do livro. É daqueles livros que imagino que se adaptado para os grandes ecrãs seria totalmente viciante e excelente, e adoraria que tal acontece, tal foi o meu entusiasmo com este thriller.

“Areias Movediças” trata-se de uma história envolvente, impressionante e genial no modo como a autora decide desenvolver a ação no tribunal, sobretudo mais no final mas são, acima de tudo, os personagens e as ligações que se estabelecem entre estes que tornam este livro numa verdadeira leitura marcante.

Uma leitura com o apoio deBertrand

Anúncios

3 pensamentos sobre “Literatura | “Areias Movediças” de Malin Persson Giolito — Opinião

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s