Literatura | “Cem Mitos Sem Lógica” de Sara Sá e Pedro Ferreira — Opinião

Publicação: 16 Março de 2018
Editora: Desassossego
ISBN: 9789898892003 
Compra-o em: www.wook.pt | www.saidadeemergencia.com
A minha classificação: 4 em 5 estrelas

Sinopse: Se julga que tem todas as certezas do mundo em relação ao que o rodeia, pense duas vezes…
◦ O Chocolate faz borbulhas.
◦ As avestruzes escondem a cabeça na areia.
◦ Não se deve acordar um sonâmbulo.
Também acredita nestes mitos? Pois é, a informação que nos rodeia é tanta que nem conseguimos parar para separar aquilo que é mito daquilo que é verdade científica.
Em Cem Mitos Sem Lógica, a jornalista de ciência Sara Sá e o neurocientista Pedro Ferreira mostram como a ciência e a história nem sempre confirmam o senso comum. Afinal, o Universo e a nossa cultura são muito mais interessantes e ricos do que parece à primeira vista.
Venha surpreender-se!

Opinião: Uma pessoa tão curiosa, como eu, nunca resiste a ler livros como este! Algo que tenho vindo a adorar nos livros desta nova chancela da Saída de Emergência é que cada capítulo é curto, direto, dando-nos a conhecer o essencial (como é o caso de Julgamentos da História).

‘Cem Mitos Sem Lógica’ é o mais recente lançamento da Desassossego que, tal como o título nos indica, vem desmistificar 100 mitos. Com tantos mitos que existem pelo mundo fora, estava curiosa sobre quais seriam falados. A capa indica-nos, obviamente, alguns, como o de Napoleão ser pequeno ou o das avestruzes porem a cabeça dentro de um buraco. Sobre este último estava bastante curiosa, afinal quem é que nunca acreditou nisto? Eu pelo menos, até há poucos anos, acreditava que era verdade!

Em suma, muitos destes mitos já conhecia. No entanto, muitos deles continuavam mistérios para mim.
É novamente o facto de cada capítulo ser direto a relevar a verdade por trás de cada mito que me fez gostar imenso deste livro. Vários destes mitos são bastante engraçados até, principalmente quando conhecemos o que está por trás de cada um!

Algo que não gostei tanto e que me desconcentrava por vezes ao ler era a presença de várias referência dos livros e autores consultados, ao longo da explicação dos mitos, o que são pormenores que, ao meu ver, poderiam ter sido colocados na bibliografia ou no rodapé dos respetivos capítulos. 

É um livro bastante interessante, engraçado, cheio de mitos ‘absurdos’ mas nos quais muitos de nós certamente que acreditamos durante anos.

Uma leitura com o apoio deDesassossego logo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s