Literatura | “Outlander — Os Tambores do Outono” (Outlander #4) de Diana Gabaldon — Opinião

Resultado de imagem para outlander os tambores de outonoTítulo Original: Outlander, the drums of autumn
Publicação: 2016
Editora: Casa das Letras
ISBN: 9789897415364
Compra-o em: www.wook.pt | www.leyaonline.com
A minha classificação: 4 em 5 estrelas

Sinopse: Uma vez mais, atravessando continentes e séculos, Gabaldon criou uma obra brilhante de pura paixão.
Os Tambores de Outono tem início na Escócia, num ancestral círculo de pedras de Craig na Dun. Ali, uma porta abre-se para um grupo restrito, podendo levá-los para o passado – ou para a sepultura. Claire Randall sobreviveu à passagem, não uma mas duas vezes.
A sua primeira viagem no tempo levou-a para os braços de Jamie Fraser, um bravo guerreiro escocês do século xviii que tinha por ela um amor que se tornou lenda – um conto trágico de paixão que teve o seu fim quando Claire voltou ao presente carregando no ventre uma filha dele.
A sua segunda viagem, duas décadas depois, voltou a uni-los na América colonial. Mas Claire deixou alguém para trás no século XX… a sua filha Brianna.
Agora Brianna faz uma perturbadora descoberta que volta a levá-la para o círculo de pedras e para um aterrador salto para o desconhecido. Na busca da mãe e do pai que nunca conheceu, arrisca o seu próprio futuro ao tentar mudar a história… para salvar as suas vidas. Mas quando Brianna mergulha no desconhecido, um encontro inesperado pode amarrá-la para sempre no passado… ou levá-la para o lugar onde deveria estar, onde pertence o seu coração..

Opinião: Comecei este livro, segundo o goodreads, há quase um ano. Adiei a sua leitura durante muito tempo, mas ao saber do lançamento do sexto livro cá em Portugal (e como teremos a 4ª temporada de Outlander este ano) decidi pegar neste livro novamente. Não é o meu livro favorito da série até agora mas é um ótimo livro, obviamente, pois Outlander é e sempre será Outlander.

Senti que a primeira metade do livro foi bastante lenta, enrolativa e “maluca”. Sim, leram bem: maluca. Em Outlander, o que eu designo de “maluco” são todas as partes da história que não envolvem factos históricos, ficando assim apenas seguir os protagonistas numa aventura cómica e intrigante, o que não deixa de ser bom, porque adoro estes livros e os personagens. Porém, o que de facto me faz adorar Outlander é a forma como a autora mistura o romance com o contexto histórico de uma forma espectacular e senti falta de tal aspetos.

Terminada a primeira metade do livro, chega-se então à segunda e melhor parte, sem dúvida. Continuamos a não seguir de perto episódios históricos importantes (por exemplo, no segundo livro temos França e a batalha de Culloden), pois os nossos protagonistas estão agora na América, um continente ainda por descobrir, com pouca história e que, ao meu ver, não é tão interessante quanto a Europa a nível histórico. Mesmo assim, sucedem-se vários acontecimentos que elevaram a qualidade deste livro. Se o inicio foi parado e um pouco chato, a segunda parte traz-nos de volta o que tanto adoramos em Outlander, compensando a primeira parte da história!

Tenho enormes expectativas para o quinto livro, pois muito aconteceu nos últimos capítulos deste livro e espero que tudo isso seja explorado e desenvolvido, da melhor forma. Sou da opinião que este quarto livro poderia ter sido facilmente reduzido para 700 páginas, no mínimo, coisa que não diria sobre os dois primeiros livros que estão excelentes! O próximo, intitulado de “Outlander, A Cruz de Fogo”, ultrapassa as 1000 páginas e tal pormenor assusta-me por um lado, mesmo já tendo ouvido criticas positivas sobre o livro.

Outlander é uma série adoro, mesmo tendo autenticos “calhamaços”. Normalmente, não gosto de ler um livro durante muitos dias, mas esta série é, claramente, a exceção, por ser tão apaixonante, viciante e única!

Anúncios

2 pensamentos sobre “Literatura | “Outlander — Os Tambores do Outono” (Outlander #4) de Diana Gabaldon — Opinião

  1. Olá tudo bem?
    Só pela capa acho que era um livro que eu lia de verdade, mas após ler o que escreveste não sei se conseguiria tanto assim ler pois é muito fora da minha zona de conforto.. Mas quem sabe ne? Ás vezes sair da zona de conforto faz bem e poder ter a experiência com outros livros também é bom e necessário para nos ajudar em tudo.
    Parece ser também muito interessante em relação à série acho que vou querer saber mais pela curiosidade xD

    Um beijinho

    http://www.meanddiamonddot.wordpress.com

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s