Literatura | “Eliza e os seus Monstros” de Francesca Zappia — Opinião

Título Original: Eliza and Her Monsters
Publicação: 02/07/2018
Editora: Topseller
ISBN: 9789898917119
Compra-o em: www.wook.pt
A minha classificação: 5 em 5 estrelas

Sinopse: Finalista do Goodreads Choice Awards: Melhor Romance Young Adult

Na net, ela é mundialmente famosa. Cá fora, ninguém sabe o seu nome.
No mundo real, ela é Eliza, uma miúda solitária, invisível e sem amigos. Online, ela é LadyConstellation, a famosa e anónima criadora de Monstrous Sea, um dos webcomics mais populares do mundo. Wallace é novo na escola. É um rapaz estranho, misterioso e que raramente fala. Mas na Internet ele é Rainmaker, o escritor da fanfiction de Monstrous Sea mais lida nos fóruns da série, e é seguido por mais de um milhão de fãs.
Os caminhos de Eliza e Wallace cruzam-se inesperadamente e, quando percebem que têm a mesma paixão por Monstrous Sea e a mesma forma de ver o mundo, surge uma relação improvável que vai alterar as suas vidas para sempre. No entanto, ambos julgam que o outro é apenas um fã comum de Monstrous Sea. Ela não sabe que ele é o seu maior fã, e ele não sabe que ela é a própria autora.

Um livro esplendoroso sobre a vida online e offline!

Opinião: Francesca Zappia é definitivamente uma das melhores autoras de YA que li nos últimos tempos. Quer a capa, como a história e as ilustrações interiores do livro são magníficas!
Adorei este último elemento do livro por dar um tom mais divertido à história. Conhecer20180717_112338.png o que é suposto ser a banda desenhada de Eliza é muito melhor do que ter apenas o narrador a dizer que esta “faz isto e aquilo”, claro, mas cria também uma sensação de proximidade, como se fizéssemos parte da história, inclusive. Isto lembra-me um pouco de “Fangirl“, de Rainbow Rowell, pois ambas as protagonistas (Cath e Eliza) destes dois livros trabalham sobre algo que adoram e as autoras decidiram mostrar um pouco do trabalho delas ao longo das páginas.

Ao contrário do que esperava, mesmo tendo gostado imenso da relação que se desenvolve entre Eliza e Wallace, não é este o factor de que mais gosto no livro, mas sim a forma como a autora aborda a temática “Online vs Offline”. Sinto que essa abordagem foi feita de forma incrível, levando-me a compreender facilmente Eliza e a sentir-me mais envolvida na história. Desde do inicio que entendi o porquê da nossa protagonista em querer manter-se anónima, afinal a fama pode ser uma coisa boa mas como tudo, tem os seus contra.
Adorei tanto mas tanto este livro por ter falado deste tema e por me ter apresentado uma personagem como Eliza, que é extraordinária e com a qual criei rapidamente empatia.

Dava tantas estrelas a este livro quanto as que existem no universo, se pudesse, (acho que se a Eliza/LadyConstellation ia gostar de saber isto) pelo modo como me prendeu à sua história e por outros muitos aspetos. É, sem dúvida, um dos meus livros favoritos deste ano e deste género, se não até mesmo de sempre!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s