Literatura | “As Lições de Vida de Harry Potter” de Jill Kolongowski — Opinião

9789896684617.jpgTítulo Original: Life Lessons Harry Potter Taught Me: Discover the Magic of Friendship, Family, Courage, and Love in Your Life
Publicação: 02/07/2018
Editora: Vogais
ISBN: 9789896684617
Compra-o em: www.wook.pt
A minha classificação: 5 em 5 estrelas

Sinopse: Encontre sentido na magia!
O primeiro livro da saga Harry Potter foi publicado há mais de duas décadas, mas continua hoje a atrair tantos leitores como então. Com um papel significativo na infância de milhões, muitos leitores, hoje adultos, voltam aos livros uma e outra vez, como quem visita velhos amigos. Porque as aventuras de Harry Potter não se limitam a entreter, são também uma fonte de conforto, orientação e sabedoria para lidar com a vida.
As Lições de Vida de Harry Potter são um olhar mais profundo sobre a sabedoria dos sete livros. Através de uma combinação de crítica literária, análise e experiência pessoal, a autora analisa os temas tratados ao longo dos livros e as lições que todos podemos daí retirar. Da luz à escuridão, de Albus a Voldemort, os textos deste livro abordam o poder feminino, a importância das palavras, o destino vs. o livre-arbítrio, a fronteira entre o bem e o mal e, sobretudo, a magia e o poder do amor.
Um livro obrigatório para qualquer Potterhead – quer tenha crescido com Harry quer esteja a descobrir a magia pela primeira vez.
Descubra a magia da amizade, família, coragem e amor.

Opinião: Foi extremamente refrescante ler este livro. Fugir um pouco ao padrão, ao ler algo de não fição mas que mesmo assim menciona uma das minhas séries de fição favoritas de sempre, foi ótimo. Enquanto Potterhead, este livro não poderia faltar na minha lista de leituras.

Jill escreve de forma simples mas envolvente, transportando-nos novamente para o mundo que marcou a infância e adolescência de muitos leitores. Senti, de facto, que revivi todos os livros, de forma mais breve claro, através dos vários capítulos em que a autora fala sobre vários temas que podemos encontrar em Harry Potter, uns óbvios, outros nem tanto. Tudo sobre o que a autora fala acaba por ser as diversas lições que esta retira da saga. Mesmo os personagens secundários têm algo de importante a ensinar-nos.
Um mundo que representava magia, amor e amizade para mim, passou, com este livro, a representar algo mais além disso. É incrível como podemos reapaixonarmo-nos vezes sem conta por um livro e foi isso que aconteceu com Harry Potter, graças a “As Lições de Vida de Harry Potter”.

Um aspeto a destacar é o quão fluente é a leitura. Não é um livro para ser ler num dia, obviamente, pela quantidade de temas abordados, por ser preciso assimilar tudo o que é dito. Acaba por ser um livro para ser lido entre outras leituras.

É um livro que nos faz refletir, que mostra um lado de cada personagem que talvez não tenhamos visto antes. É como redescobrir este mundo e reaprender a amá-lo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s