Literatura | “Derrubar o Duque” (A League of Extraordinary Women #1) de Evie Dunmore — Opinião

Título Original: Bringing Down the Duke : A League of Extraordinary Women Novel
Publicação: Agosto de 2020
Editora: Chá das Cinco
ISBN: 9789897103681
Onde comprar: Saída de Emergência | WOOK
A minha classificação: 4 em 5 estrelas

Sinopse: Uma estudante rebelde de Oxford enfrenta um duque poderoso numa história de amor que ameaça abalar a ordem social britânica

Inglaterra, 1879. Annabelle Archer, uma jovem inteligente mas sem posses, é das primeiras estudantes femininas da conceituada Universidade de Oxford. A bolsa de estudos que lhe foi atribuída exige que ela recrute homens de influência para defender a causa do movimento sufragista. O seu alvo: o frio e calculista duque de Montgomery, responsável pela política da Grã-Bretanha.

O duque fica horrorizado ao descobrir que um esquadrão sufragista se infiltrou na sua casa, mas a real ameaça são os seus sentimentos impossíveis pela bela Annabelle. No entanto, Montgomery não seria o maior estratega do reino se não conseguisse virar a situação a seu favor e confrontar Annabelle com uma proposta muito diferente…

Presa numa batalha entre desejo crescente e atração impossível, Annabelle terá de aprender exatamente o que é necessário para… derrubar um duque.

Opinião: Quando decidi que queria ler este livro fi-lo por sentir curiosidade pelo mesmo, depois de ver tantas pessoas a comprá-lo enquanto livro do mês no Bookgang. O que não esperava era vir a gostar tanto deste livro como gostei. Surpreendeu-me, sem dúvida, pela positiva!

Acompanhamos a protagonista, Annabelle, não só no seu romance com Sebastian, como a ela e ao grupo de sufragistas que lutam pela alteração da Lei de Propriedade de Mulheres Casadas. Dei por mim a gostar ainda mais desta segunda temática do livro, mais do que do romance. As últimas páginas em que este grupo de sufragistas se reune e apoia a protagonista foram inscríveis.

Não me importaria de ter lido mais acerca deste momento histórico que foi o primeiro passo de uma importante conquista e mudança para a história feminina. Além disto, ter visto referências à rainha Vitória de Inglaterra e ela própria presente no livro deixou-me bastante entusiasmada, apesar desta figura histórica ser retratada de uma outra perspetiva da que estou habituada a ver na série Victoria. Adoro tudo o que tem a ver com monarquia, independentemente do país, e ler um romance de época com figuras históricas reais torna a leitura ainda melhor!

Foi, talvez, o livro mais curto que já li, deste género, porém foi o livro em que notei um melhor e maior desenvolvimento dos protagonistas, tendo adorado Sebastian, sobretudo nos capítulos finais. Foi fantástico ver o casal, deste romance, envolvido num acontecimento histórico real e acompanhar toda a evolução e decisões que estes tomam face ao que vai acontecendo.

Adorei este livro e é mais que óbvio que o recomendo! Não sinto que seja um romance de época como os de Sarah MacLean ou Tessa Dare (que são autoras que adoro), sendo igualmente bom mas mais trabalhado na caricatura da época em se insere. É um livro que entrega muito mais que um romance: dá-nos a conhecer um pouco do que era a realidade na época Victoriana e de como a luta pelos direitos das mulheres foi uma batalha longa e importante.

O segundo livro sairá em breve (em Julho) e mal posso esperar para o ler, uma vez que desta vez acompanharemos uma das amigas de Annabelle, Lucie, continuando, inclusive, a acompanhar o grupo de sufragistas e a luta pela alteração da Lei de Propriedade de Mulheres Casadas. Estou deveras curiosa para ver o que se segue!

Deixe um comentário